MANCHETE 4

Vale descaracteriza barragem B3/B4

Publicado às 14h31

 

A Vale (VALE3) informou nesta segunda-feira, 13, que concluiu a descaracterização da barragem B3/B4, localizada na Mina de Mar Azul, município de Nova Lima (MG). 

“A barragem B3/B4 B3/B4 foi classificada com o mais alto nível de emergência em 2019 e, em linha com o compromisso de eliminação de barragens a montante da Vale, está permanentemente livre de qualquer risco às comunidades e ao meio ambiente”, destacou a mineradora. 

É a 14ª barragem a montante descaracterizada pela Vale desde a criação do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante em 2019. 

“No processo de descaracterização, utilizamos em larga escala equipamentos não tripulados, controlados por um centro de operações localizado a cerca de 15 quilômetros da barragem, resultando na remoção de um volume de rejeitos de 3,3 milhões de metros cúbicos. Essa estratégia operacional inovadora foi essencial para eliminar a presença de trabalhadores na barragem até que as condições de segurança adequadas fossem alcançadas”, informou Alexandre Pereira, Vice-presidente Executivo de Projetos da Vale. 

Como ações complementares na área remanescente, a Vale executará obras de reconformação do terreno, implantação de sistema de drenagem e revegetação. 

A Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ), construída como medida de segurança durante as obras de descaracterização da barragem, será removida para reintegração da área, com o aproveitamento de todo o material e a mitigação de impactos às comunidades e ao meio ambiente. 

Programa de Descaracterização de Barragens a Montante 

Desde 2019, a Vale tem avançado de forma consistente em seu compromisso de eliminar suas barragens construídas a montante. As estruturas que estão em descaracterização seguem inativas e são monitoradas permanentemente pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (“CMGs”) da companhia. 

“Vamos continuar avançando com a execução de nosso Programa de Descaracterização, com segurança e transparência, e de medidas efetivas para a melhoria das condições de segurança até a eliminação de todas as barragens a montante no Brasil. Já completamos 46% do programa, com desembolsos de US$ 1,7 bilhão, e esperamos concluir outros 2 projetos ainda em 2024, alcançando cerca de 70% até o final de 2026. Essa medida é fundamental para garantirmos a não repetição e tornarmos a Vale ainda mais segura”, afirmou Eduardo Bartolomeo, Presidente da Vale.

 

 

Published by
Redação
Tags: ValeVale3

Recent Posts

Marcopolo (POMO4): conselho autoriza aquisição de 40% da empresa chilena Reborn

  Publicado às 13h54   No último dia 23 a Marcopolo (POMO4) informou que obteve…

25 de dezembro de 2024

Eucatex (EUCA4): JCP aprovado em 25/04/24 terá seu pagamento postergado

Publicado às 20h46   A Eucatex (EUCA4) informou nesta terça-feira, 24, que os juros sobre…

24 de dezembro de 2024

Guepardo atinge 5,03% do total de ações ordinárias da Fleury (FLRY3)

  Publicado às 20h44   Os fundos geridos pela Guepardo Investimentos passaram a deter em…

24 de dezembro de 2024

Moura Dubeux (MDNE3): elevada a quantidade de ações previstas em programa de recompra

  Publicado às 20h41   O conselho de administração da Moura Dubeux (MDNE3) aprovou um…

24 de dezembro de 2024

Eneva (ENEV3) assina contrato de financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

    Publicado às 20h39   A Eneva (ENEV3) assinou contrato de financiamento junto ao…

24 de dezembro de 2024

Porto (PSSA3) anuncia o pagamento de R$ 269,6 milhões em JCP

  Publicado às 13h50   O conselho de administração da Porto (PSSA3) aprovou nesta terça-feira,…

24 de dezembro de 2024