Publicado às 9h08
A agência de classificação de risco S&P Global Ratings elevou a Nu Financeira uma das principais entidades operacionais do grupo e principal subsidiária, para ‘BB’ na escala global e para ‘brAAA’ na escala nacional, o mesmo nível dos bancos incumbentes e com a mesma nota soberana do Brasil. Este é o segundo upgrade dado à NuFinanceira pela S&P, em menos de um ano.
Os fatores que levaram à melhoria da classificação foram que o Nubank “manteve um forte crescimento de crédito, com evolução dos resultados e uma melhor posição competitiva na indústria bancária do Brasil, sendo uma instituição financeira digital não bancária (NBFI)”. De acordo com o relatório, “a posição de mercado do Nubank não é apenas mais forte do que outras NBFI brasileiras, mas agora é mais comparável aos maiores bancos domésticos da indústria”.
A S&P também enfatiza o crescimento da carteira do Nubank, a fidelidade do cliente, a eficiência crescente e as margens financeiras melhores como fatores que fortalecem o posicionamento do Nubank no mercado. A carteira de crédito – que consiste em 80% em cartões de crédito e 20% em empréstimos pessoais – cresceu 49% anualmente (base neutra em relação às taxas de câmbio) ano contra ano em dezembro de 2023. Isso se deve em parte à base de 78 milhões de clientes ativos, crescimento de 27% ano a ano na mesma data.
O relatório também afirma: “Com esta expansão contínua, desde que atingiu o ponto de equilíbrio no nível da holding, o Nubank vem reportando resultados cada vez mais fortes. A instituição reportou US$1,2 bilhão de lucro anual ajustado no final de 2023, significativamente maior do que os resultados ajustados de US$204 milhões de 2022. Acreditamos que o Nubank continuará a registrar resultados acima da média nos próximos anos”.
Essa classificação representa um novo upgrade do Nubank pela S&P que em junho de 2023, já havia elevado a nota local de brAA para brAA+, com perspectiva estável graças ao aumento das margens financeiras e da eficiência operacional, e à estabilização da qualidade dos ativos da empresa apesar da deterioração do mercado.
Perspectivas
A decisão da S&P de estabelecer uma perspectiva estável reflete a trajetória de crescimento contínuo do Nubank. “A perspectiva estável indica que não esperamos mudanças na qualidade de crédito do Nubank nos próximos 12 meses. Esperamos que a empresa continue melhorando seu desempenho financeiro por meio de sua grande base de clientes fiéis e da gradual diversificação das fontes de receita. Esperamos que os resultados melhorem durante 2024 e 2025. Além disso, esperamos que o Nubank permaneça como uma líder digital NBFI no Brasil sem comprometer a qualidade de seus ativos e métricas de capital”, destaca a agência.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…