Publicado às 9h45
As vendas no Varejo em março de 2024 caíram 1,1%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2023. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 10.
Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 2,8%.
Efeitos de calendário prejudicaram o Varejo em relação ao mesmo mês do ano passado.
Março de 2024 contou com uma quarta-feira a menos e uma quinta-feira a menos em relação a 2023. As perdas desses dois dias úteis não foram compensadas por um domingo a mais em março deste ano porque boa parte do comércio costuma fechar nesse dia.
Entre os macrossetores, Bens Duráveis e Semiduráveis e Serviços apresentaram queda no faturamento de 5,3% e 4,3%, respectivamente.
O segmento de Materiais para Construção foi o que mais puxou o resultado de Bens Duráveis e Semiduráveis para baixo.
No caso de Serviços, foi o setor de Autopeças e Serviços Automotivos.
O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único a apresentar crescimento no mês: 2,0%.
Com alta no faturamento, o setor de Varejo Alimentício Especializado foi o destaque neste caso. “Uma das hipóteses para a queda do Varejo em março foi a inflação, que acelerou e pode ter desestimulado o consumo. O resultado só não foi mais negativo porque comércios mais impactados pela Páscoa como chocolaterias e supermercados registraram crescimento nas vendas”, diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
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