Light (LIGT3): conselho aprova termos e condições do novo plano de recuperação judicial

22 de abril de 2024 Por Redação

 

Publicado às 22h11

 

O conselho de administração da Light (LIGT3) aprovou os termos e condições do novo plano de recuperação judicial, o qual foi protocolado na sua recuperação judicial, em trâmite perante a 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. 

Segundo a companhia, o novo PRJ reflete as modificações efetuadas para adequar determinados termos e condições anteriormente propostos a um maior alinhamento com os interesses dos credores e demais stakeholders, com vistas ao soerguimento da Light e superação da atual situação econômico-financeira e a continuidade da prestação dos serviços no âmbito das concessões de titularidade.

O novo PRJ prevê, dentre outras medidas, e sujeito à verificação de determinadas condições, o  aporte de recursos na Light, mediante aumento de capital, com o compromisso formal do acionista âncora lá indicado; a capitalização de determinados créditos, mediante a formalização de instrumentos de dívida conversíveis e não conversíveis; bem como o pagamento integral de credores que, no dia 19 de abril de 2024, individualmente considerados, sejam titulares de créditos equivalentes, em 12 de maio de 2023, a até R$ 30 mil. 

A Light informou ainda que, conforme aprovado por seu conselho de administração, concluiu a assinatura, na presente data, do Acordo de Apoio à Reestruturação, Plano de Recuperação Judicial e Outras Avenças, em conjunto, de um lado, com a Light Serviços de Eletricidade S.A. (Light SESA) e a Light Energia, e, de outro lado, gestores representantes de fundos titulares de debêntures emitidas pela companhia (“Credores Apoiadores Iniciais”), objeto da 9ª, 15ª, 16ª, 17ª, 21ª, 22ª, 23ª, e 24ª emissões, integrantes de um comitê ad hoc de debenturistas das referidas emissões. 

O acordo é resultado das extensas negociações entre as companhias e os Credores Apoiadores Iniciais, os quais representam conjuntamente parte relevante do endividamento financeiro sujeito à recuperação judicial da Light. 

“No acordo, as partes concordaram e se comprometeram a, dentre outras matérias, dar suporte à reestruturação proposta e às medidas e ações previstas Novo PRJ. O Acordo representa a ampliação do apoio e consenso dos credores com relação à proposta de reestruturação contemplada no Novo PRJ, e a conclusão de mais uma etapa significativa para o equacionamento do endividamento financeiro das companhias”, afirmou a Light.