Magazine Luiza (MGLU3) reverte prejuízo e tem lucro no 4T23

18 de março de 2024 Por Redação

Publicado às 20h50

 

O Magazine Luiza (MGLU3) divulgou na noite desta segunda-feira, 18, que teve lucro líquido ajustado de R$ 101,5 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23). Dessa forma, reverte o prejuízo líquido ajustado de R$ 15,2 milhões do 4T22. Sem ajustes, o lucro da varejista foi de R$ 212,2 milhões no 4T23, também revertendo o prejuízo de R$ 35,9 milhões do 4T22.

O Ebitda ajustado ficou em R$ 756,5 milhões, alta de 12,3% na base anual de comparação. 

As vendas totais do Magalu atingiram R$18 bilhões no 4T23, estáveis em relação ao 4T22. Nos últimos quatro anos, o crescimento médio anual foi de 19%. Em 2023, as vendas totais foram de R$ 63 bilhões, apresentando um crescimento de 5% comparado a 2022. Nas lojas físicas, as vendas atingiram R$ 5 bilhões no trimestre, um aumento de 4% em comparação com o 4T22, apesar da forte base de comparação do período da Copa do Mundo em 2022. Além disso, o Magalu expandiu sua participação de mercado em 1,2 p.p no trimestre. Em 2023, as vendas nas lojas totalizaram mais de R$ 17 bilhões, com crescimento de 4% em relação a 2022. 

O e-commerce atingiu R$ 13 bilhões em vendas no trimestre, mantendo-se praticamente estável em relação ao 4T22, enquanto o mercado online brasileiro registrou uma redução de 10% no mesmo período (Neotrust). O crescimento médio anual do e-commerce do Magalu foi de 31% nos últimos quatro anos. 

Em 2023, as vendas do e-commerce totalizaram R$46 bilhões, com crescimento de 5% em relação a 2022. As vendas do marketplace superaram R$5 bilhões em um único trimestre, um crescimento de 10% comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Nos últimos quatro anos, o marketplace do Magalu apresentou um crescimento médio anual de 45%. Em 2023, as vendas do marketplace chegaram a R$18 bilhões, crescendo 17% quando comparadas a 2022 e consolidando-se como o segundo maior canal de vendas, atingindo praticamente 30% das vendas totais do Magalu. 

As receitas geradas pelos serviços do marketplace aumentaram 26% no trimestre. O nosso marketplace já é lucrativo e quanto mais ele cresce, mais contribui para a rentabilidade do ecossistema.

Veja mais detalhes do resultado na tabela abaixo: