Publicado às 14h21
O futebol é um desporto coletivo em que os jogadores enfrentam regularmente elevadas cargas de trabalho, isso geralmente leva a várias lesões que requerem tratamento adequado. A perda de um jogador importante pode causar derrota nas finais do campeonato, por isso as equipes modernas tentam eliminar essa ameaça da forma mais eficaz. Um deles é o desenvolvimento da medicina desportiva, bem como a introdução de soluções científicas inovadoras que ajudam a manter a saúde dos jogadores a longo prazo.
A importância da ciência e da medicina no futebol brasileiro é inquestionável há muito tempo. Até um fã comum entende que, hoje, você simplesmente não pode viver sem as tecnologias mais recentes. Você pode apostar em seu time favorito usando o prático Major Sport app https://majorsportt.com/app/, que está sempre a uns cliques em seu celular. Nele os jogadores podem aproveitar a ampla funcionalidade e a navegação intuitiva para fazer uma aposta, além disso, você pode fazer apostas através do aplicativo nas condições mais confortáveis e seguras, por exemplo, em seu próprio apartamento.
Uma enorme vantagem para o desenvolvimento da ciência e da medicina do futebol é que a informação sobre os mais recentes métodos de tratamento, diagnóstico e prevenção está disponível ao público. A maioria das inovações são testadas e introduzidas no futebol sob os auspícios do Comité Médico da UEFA. O comitê é composto por 13 especialistas líderes de diferentes áreas médicas e o Brasil segue as recomendações do comitê da UEFA ao organizar seus próprios torneios nacionais que foram introduzidos em 2014. O apoio médico que deve ser fornecido durante o torneio inclui:
O controlo médico é um dos fatores mais importantes para garantir o fair play, bem como a segurança dos jogadores de futebol pois permite não só excluir atletas que não se sintam bem da participação num jogo, mas também permite combater eficazmente o doping. O programa internacional de formação de médicos do esporte, do qual também faz parte a Federação Brasileira de Futebol, é de grande importância.
Uma abordagem científica é importante em todas as fases das competições de futebol, é por isso que é tão importante introduzi-la na fase de treinamento. Essa abordagem permite que o time ganhe uma vantagem adicional sobre o adversário, razão pela qual hoje a maioria dos clubes profissionais do país a utilizam. A chave para escolher a estratégia ideal no terreno é recolher e analisar uma enorme quantidade de dados, para tal, é utilizado um sistema de controle de vídeo, originalmente criado para partidas. Hoje também é utilizado durante os treinamentos, o que permite analisar a eficácia da preparação das equipes.
Um marco igualmente importante no futebol foi a introdução de bolas especiais que permitem coletar informações sobre vários parâmetros usando sensores especiais, com isso, é possível entender com que força o atleta acerta a bola, qual trajetória e velocidade ele dá ao projétil em campo. O trabalho individual com cada jogador ajuda este a desenvolver uma forma mais eficaz de manejar a bola em campo.
Apesar de todos os esforços que os médicos fazem durante as partidas de futebol, é quase impossível evitar lesões. Os problemas mais comuns continuam sendo entorses e contusões, mas também ocorrem lesões mais graves, quando as mesmas ocorrem, a chave passa sendo a eficácia da reabilitação. A medicina moderna permite restaurar um jogador mesmo nos casos de lesões mais graves, incluindo fraturas e os médicos brasileiros contam com equipamentos modernos para isso. Os jogadores frequentemente passam por treinamentos especiais, que incluem câmaras especiais que aquecem os músculos, bem como uma massagem restauradora, isso permite não só entrar em campo em ótimas condições, mas também reduzir significativamente a carga sobre os músculos e tendões durante o drible, evitando lesões repetidas.
Especialistas brasileiros continuam contribuindo para a medicina do futebol. m exemplo marcante é Mario Américo, que foi massoterapeuta-chefe da seleção nacional durante três décadas, ele não apenas monitorou a forma de suas enfermarias, mas também melhorou as técnicas de massagem existentes. Suas técnicas continuam sendo utilizadas até hoje não só por seus colegas brasileiros, mas também na Europa. Exemplos semelhantes podem ser encontrados em outras áreas da medicina, incluindo cirurgia ou fisioterapia.
Publicado às 0h01 A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…
Publicado às 23h50 O Enjoei (ENJU3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que Guilherme…
Publicado às 21h38 A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…