Agibank conquista rating ‘brA’ com atribuição pela S&P Global

20 de março de 2024 Por Redação

 

Publicado às 23h17

 

A S&P Global, agência especializada em classificação de riscos de crédito, atribuiu pela primeira vez rating ao Agibank, com classificação ‘brA’ e perspectiva estável. 

Em seu relatório, a S&P Global destaca que a atribuição de rating ‘brA’ reflete a visão de que o banco tem sido bem-sucedido em seu plano de negócios, com crescentes indicadores de market share, além de possuir rentabilidade acima de seus pares em razão do seu retorno consistente e diferenciado. 

“O Agibank está em uma condição que une crescimento sustentável e rentabilidade. Nosso negócio está pautado no relacionamento exclusivo com os clientes, com foco na principalidade. Fazemos isso por meio de uma plataforma híbrida, de uma gestão assertiva de ativos e passivos para o perfil da nossa carteira de crédito, com austeridade e disciplina em custos, além da monetização saudável da nossa base de clientes via crédito, seguros e outros serviços bancários”, comenta Felipe Gaspar Oliveira, Head de Relações com Investidores e M&A do Agibank.

Esta é a terceira classificação de rating atribuída para a instituição – e a primeira em nível ‘brA’ – que consolida o monitoramento de ratings do Agibank com os três players globais atuantes nesse mercado: Moody’s Local, Fitch Ratings e S&P Global. 

Com mais de 900 smart hubs – lojas físicas projetadas para atender o público não-nativo digital – distribuídos em todo o Brasil e quase três milhões de clientes ativos, o Agibank registrou crescimento de 55% da carteira de crédito em 2023, atingindo ROE de 33,8%, acompanhado de melhora da inadimplência e mantendo níveis confortáveis de liquidez e capital, com Índice de Basileia acima de 14,0%. 

“Agora passamos a ser monitorados por todas as agências de ratings atuantes, o que fortalece nosso compromisso com a transparência e melhores práticas de governança corporativa. A consistência nessa evolução contribui para seguirmos escalando nosso negócio e essas conquistas nos permitem acessar mais alternativas para garantir condições de produtos e serviços cada vez mais competitivas”, reforça Glauber Corrêa, CEO do Agibank.