Tupy (TUPY3) apresenta resultados do projeto de motor a hidrogênio

28 de fevereiro de 2024 Por Redação

Publicado às 20h45

 

A Tupy (TUPY3) apresentou os resultados do projeto inovador de motor a hidrogênio no 11º Congresso Internacional de Motores, realizado em Baden-Baden, Alemanha. 

Os resultados expostos são resultado de projeto pioneiro em parceria com as empresas AVL List e Westport Fuel Systems para o desenvolvimento de motor de combustão a hidrogênio com alta eficiência, solução importante na busca pela descarbonização para veículos comerciais. A Tupy explicou que, atualmente, projetos de motores a hidrogênio têm se concentrado na tecnologia de combustão por faísca, também chamada de ciclo termodinâmico Otto, que proporciona descarbonização completa do motor, porém, ainda apresenta desafios quanto ao desempenho e design. 

Essa solução está programada para chegar ao mercado a partir de 2025 e a Tupy divulgou que já assegurou seu papel como fornecedora da MAN Truck & Bus SE para o seu primeiro caminhão com combustão a hidrogênio. 

Há 3 anos, a Tupy tem se dedicado a estudar e compreender esses desafios, antecipando-se à demanda dos clientes. 

Para isso, investe em diversos projetos. Em hidrogênio, o principal é fruto da parceria com a AVL e a Westport, cuja finalidade é explorar a Injeção Direta de Alta Pressão, em inglês HPDI. Essa tecnologia de combustão difusa possibilita extrair os benefícios de um combustível de maior poder energético como o hidrogênio, habilitando motores mais eficientes, com maior potência e menor consumo de combustível. 

O motor de combustão a hidrogênio representa uma solução de zero emissões, com menor custo e maior durabilidade. Além das questões econômicas e menor impacto ambiental, essa tecnologia consegue aproveitar da estrutura já existente para motores diesel, o que a torna bastante competitiva. 

Principais resultados apresentados 

Eficiência e desempenho: a versão a hidrogênio otimizada com a tecnologia HPDI atingiu eficiência térmica de 50,5%, superando o motor de ciclo Diesel original, que apresentava 47,6%. Além disso, a potência máxima passou de 475 cv para 537 cv. Esse aumento de eficiência demonstra, além da capacidade de substituição dos motores Diesel com solução carbono neutra, a possibilidade de desenvolvimento futuro de motores mais potentes, limpos e com menor consumo de combustível. 

Maturidade tecnológica e disponibilidade: com os resultados deste projeto, a tecnologia HPDI atingiu um alto grau de maturidade, com expectativas de que sua introdução comercial ocorra até 2030. Ainda no que diz respeito a este desenvolvimento, a Tupy, reconhecida por suas ligas de alta resistência, desempenha um papel crucial na superação das elevadas cargas mecânicas e térmicas associadas a essa inovação tecnológica. Com a SinterCast AB (“SinterCast”), a Tupy tem conduzido diferentes avaliações sobre fragilização por hidrogênio para garantia de alta resistência e durabilidade.