Taesa (TAEE4, TAEE11) informa sobre obtenção de licença prévia e de instalação em Tangará

6 de fevereiro de 2024 Por Redação

 

Publicado às 22h17

 

A Taesa (TAEE4, TAEE11) informou nesta terça-feira, 6, que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) concedeu a licença prévia (LP) para o seccionamento da LT Açailândia – Miranda II, referente às instalações da concessão Tangará Transmissora de Energia Elétrica. 

A obtenção desta última LP é um importante marco para o projeto, pois atesta a viabilidade socioambiental de todo o empreendimento, destacou a Taesa. 

A Sema concedeu também a licença de instalação para a subestação SE Santa Luzia III deste mesmo empreendimento, o que permite o início das obras na referida subestação. 

Tangará é um empreendimento referente ao lote 3 do leilão de transmissão nº 02/2022, realizado em dezembro de 2022, 100% controlada pela Taesa.

Tangará apresenta uma Receita Anual Permitida (RAP) total de R$ 104,7 milhões para o ciclo 2023-2024 e um Capex Aneel de R$ 1,117 bilhão. 

A RAP é a remuneração que as transmissoras recebem pela prestação do serviço público de transmissão aos usuários.

O empreendimento está localizado nos estados de Maranhão e Pará, com extensão aproximadamente de 279 km de linhas de transmissão, sendo 72 km de circuito duplo. O prazo estipulado pela Aneel para energização de Tangará é março de 2028.