Gerir para Multiplicar: Aprenda a Administrar o seu Dinheiro

20 de fevereiro de 2024 Por Redação

 

Como a gestão financeira pode transformar sua riqueza? 

No Brasil mais de 70% da população é endividada e menos de 7% faz investimentos com seu dinheiro. Essa é uma realidade que pode ser mudada com a gestão financeira e conversas a respeito de dinheiro.  

 

 

Todos gostam de ter algum dinheiro guardado ou acumulado para poder fazer atividades queridas de descontração e diversão, seja ir ao cinema, apostar no 777Bet ou até mesmo frequentar um restaurante de que gosta. Dinheiro na mão também ajuda muito na hora de conseguir atingir os seus objetivos de vida, como comprar um carro ou financiar uma casa.  

Uma pesquisa feita pela CNC, em 2021, mostrou que 12,3 milhões de famílias brasileiras tinham dívidas a vencer originárias de diversas fontes, como prestações, boletos, contas e cartões. Isso representa 74,6% da população brasileira.  

Como o brasileiro vê o dinheiro: Uma visão ampla do caso 

Os dados mostram que, para além da desigualdade social do Brasil, existem outros fatores que interferem na relação da população com o dinheiro e faz com que as pessoas acabem em dívidas. Uma pesquisa feita pelo Google, em parceria com a Liga Pesquisa e a Provokers mostrou que o brasileiro também possui uma tendência forte a associar o dinheiro ao trabalho e excluir outras formas de acumular riqueza, como investimentos. 

A falta de educação financeira e gestão de bens gera muita dificuldade, inclusive, na hora de se tratar a respeito do tema. A maioria da população não gosta de falar sobre dinheiro e evita debates que envolvam isso. A mesma pesquisa do Google mostrou que apenas 5.1% das pessoas maiores de 18 anos têm perfil poupador, enquanto que apenas 6.1% possui perfil planejador. Isso mostra um público de apenas 11.2% que se interessa pela gestão financeira e busca guardar, investir e administrar os fundos para ter uma vida melhor.  

A outra parcela da população foi dividida pela pesquisa em trabalhadores, que veem o dinheiro como um meio de sobrevivência e não falam a seu respeito; os endividados, que acreditam que todo dinheiro que ganha deve ser destinado a pagar a dívida feita; os céticos, aqueles que acreditam que o dinheiro desperta o mau nas pessoas e deve ser evitado e afastado; os materialistas, que dizem que o dinheiro traz felicidade e deve sempre ser gasto com luxos e mimos.   

O que é a gestão financeira e como aplicá-la no dia a dia  

A gestão financeira é o conjunto de métodos, aplicações e atividades que permitem uma análise de fundos, gastos, lucros, dentre outros. Ela pode ser eficiente tanto para empresas quanto para a vida pessoal das pessoas. Fazer a gestão financeira não é algo fácil nem rápido, mas é possível fazer ela sozinho ou apenas com pessoas que já estão no seu círculo.  

Apesar disso, é importante lembrar que existem profissionais que podem te ajudar muito nesse momento e criar planos reais e eficientes a respeito de gastos, dívidas, ganhos, dentre outros. Contratar um gestor financeiro, estatístico, administrador ou economista nesse momento pode ser uma ótima ideia, já que você estará abrindo portas para um profissional da área qualificado e que poderá te auxiliar com experiência e saberes técnicos na área.  

Começar a gerir os seus fundos e administrar toda riqueza que possui não é necessariamente uma tarefa difícil. Apesar disso, muitos podem ter dificuldades em dar esse pontapé inicial. Pelo fato do dinheiro ser um assunto tabu, é preciso desconstruir alguns pontos antes de começar a, efetivamente, pensar no dinheiro. O primeiro passo para administrar e fazer a sua riqueza crescer é falar sobre ela. Converse sobre dinheiro com pessoas nas quais confia e com pessoas que têm sua vida financeira bem estruturada. Saiba em quem você quer se inspirar e comece a fazer isso.  

Para dar seguimento ao processo você deverá localizar o problema atual para solucioná-lo. Então, defina se a situação-problema é uma dívida, pouco dinheiro sobrando para lazer, desvalorização do mercado, medo de gastar. Todas essas são razões comuns para você se sentir insatisfeito com como a sua vida financeira tem sido tratada. Por isso, começar a fazer investimentos financeiros e buscar por uma gestão adequada é uma ótima saída.  

Dicas para fazer uma boa gestão e aumentar a riqueza sem sofrimento  

Existem algumas dicas e estratégias que podem facilitar todo o processo de gestão financeira e contribuem para que você consiga passar pelas etapas com mais facilidade. Elas também tornarão mais fácil manter o seu dinheiro em local adequado mesmo depois de anos.  

Poupe quando puder 

Guardar dinheiro é, sem dúvidas, uma dica de ouro. Apesar de ser importante investir e o dinheiro costuma desvalorizar quando em forma de moedas convencionais, poupar é uma das principais maneiras de ter dinheiro a qualquer momento para utilizar como preferir. Claro que é preciso guardar de forma inteligente, para isso, procure sempre poupanças que tenham um ganho significativo mensal e anual. Lembre-se também da manutenção, adicionando sempre mais dinheiro nessa poupança.  

Aprenda a investir 

O investimento é visto, hoje, como a melhor maneira de conseguir acumular dinheiro e administrar riquezas, já que investimentos funcionam de forma muito ampla, sendo assim, você pode investir a curto, médio ou longo prazo e de distintas formas. É possível investir em diversos canais, como comprando ações, no tesouro direto, comprando criptomoedas ou em sites e plataformas próprias de investimentos.  

Não abra mão do lazer 

Uma pesquisa da Ipea a respeito do alcance das atividades culturais no Brasil mostrou que apenas 18% da população possui tempo adequado para lazer e entretenimento. 60% da população nunca foi ao teatro ou a shows de dança e 70% jamais esteve em um museu. Mais da metade da população nunca foi para uma sala de cinema na vida. Tudo isso mostra como é importante investir sempre no lazer e bem-estar, principalmente se estiver vinculado à cultura e sociedade. Sem lazer você pode ficar deprimido com mais facilidade e ter mais dificuldades financeiras. Por isso, mesmo que esteja economizando ou endividado, deve sempre ter momentos de lazer.