Soma (SOMA3): S&P atribui rating ‘brAA+’; perspectiva estável
Publicado às 9h12
Em 26 de janeiro de 2024, a S&P Global Ratings atribuiu o rating de crédito de emissor de longo prazo ‘brAA+’ na Escala Nacional Brasil ao Grupo Soma (SOMA3). A perspectiva é “estável”.
A agência de classificação de risco espera que o Grupo de Moda Soma continue investindo em crescimento orgânico nos próximos anos, de modo a reforçar a presença nacional de suas marcas e aumentar gradualmente a representatividade das suas operações internacionais.
“Por outro lado, vemos a liquidez do Grupo Soma mais pressionada diante de elevados vencimentos de curto prazo, ainda que esperemos que seja capaz de refinanciar tais valores nos próximos meses”, afirma a S&P, destacando que, o grupo possui menor escala e diversificação geográfica que alguns dos seus pares locais e internacionais, o que limita relativamente suas vantagens competitivas.
A perspectiva estável indica a expectativa da agência de que a empresa continuará apresentando sólido crescimento de receita nos próximos anos, com expansão das suas receitas internacionais e manutenção de níveis de alavancagem confortáveis.
A perspectiva baseia-se na visão da S&P de que a empresa continuará refinanciando seus vencimentos de curto prazo, ao mesmo tempo que aumenta gradualmente o prazo médio de vencimento de sua dívida, proporcionando maior conforto à sua liquidez.