Petrobras atinge meta de produção em 2023; companhia conclui 1° perfuração de poço exploratório na Margem Equatorial

26 de janeiro de 2024 Por Redação

 

 

Publicado às 20h42

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta sexta-feira, 26, que, em 2023, alcançou a produção total de óleo e gás natural de 2,78 MMboed, 3,7% acima da produção registrada em 2022. 

A produção comercial de óleo e gás natural ficou em 2,44 MMboed e a produção de óleo em 2,24 MMbpd. 

Segundo a petroleira, esses indicadores de produção superaram o planejamento do Plano Estratégico 23-27 e ficaram em linha com as projeções de produção revisadas em novembro de 2023, dentro da faixa de ± 2,0%. 

Como destaque de 2023, a companhia atingiu recorde anual de produção total própria de óleo e gás natural no pré-sal, com 2,17 MMboed, superando o recorde anterior de 1,97 MMboed, em 2022 e representando 78% da nossa produção total. 

A companhia também atingiu o recorde de produção total operada de óleo e gás natural com 3,87 MMboed, superando o recorde anterior de 3,64 MMboed, de 2022. 

“Em 2023, tivemos a entrada em operação de quatro novas plataformas, que contribuíram para nosso excelente resultado operacional”, afirmou a Petrobras. 

Petrobras conclui primeira perfuração de poço exploratório na Margem Equatorial 

A Petrobras também informou nesta sexta, após o fechamento do mercado, que concluiu a perfuração do poço exploratório de Pitu Oeste, na Bacia Potiguar na Margem Equatorial. 

A companhia comunicou à Agência Nacional do Petróleo que identificou presença de hidrocarboneto, porém ainda inconclusivo quanto à viabilidade econômica. 

O poço integra a concessão BMPOT-17 e está localizado em águas profundas a 52 km da costa do Rio Grande do Norte. 

A Petrobras disse que dará continuidade à pesquisa exploratória na região e planeja para fevereiro a segunda perfuração na Bacia Potiguar, no poço Anhangá, na concessão POT-M-762, a 79km da costa do estado do Rio Grande do Norte e próximo ao poço Pitu Oeste. 

A partir de estudos complementares, a companhia pretende obter mais informações geológicas da área para avaliar o potencial dos reservatórios e direcionar as próximas atividades exploratórias na área. 

Petrobras sobre reservas provadas em 2023

A petroleira estatal divulgou também que suas estimativas de reservas provadas de óleo, condensado e gás natural, segundo critérios da SEC (US Securities and Exchange Commission), resultaram em 10,9 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), em 31 de dezembro de 2023. Deste total, 84% são de óleo e condensado e 16% de gás natural.

Em 2023, a Petrobras manteve sua trajetória de adição significativa de reservas (1,5 bilhão de boe), com foco em ativos rentáveis e em alinhamento com nossa busca por uma transição energética justa. 

O índice de reposição orgânica de reservas (IRRorg), isto é, desconsiderando efeitos dos desinvestimentos, alcançou 168% da produção desse ano, tornando o triênio 2021 – 2023 o de maior IRRorg da história da commpanhia, atingindo o valor de 207%.

A adição de reservas ocorreu, principalmente, em função do bom desempenho dos ativos, com destaque para os campos de Búzios, Tupi e Atapu, na Bacia de Santos, e da declaração de comercialidade dos campos não operados de Raia Manta e Raia Pintada, na Bacia de Campos. “Não tivemos alterações relevantes nas reservas decorrentes de variação do preço do petróleo”, afirmou a petroleira.

“Considerando a produção esperada para os próximos anos, é essencial seguir investindo em maximização do fator de recuperação e principalmente em exploração de novas fronteiras, para repor as reservas de petróleo e gás”, explicou a Petrobras.

A companhia também estima reservas segundo o critério ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis / Society of Petroleum Engineers). Em 31 de dezembro de 2023, as reservas provadas segundo este critério atingiram 11,1 bilhões de barris de óleo equivalente. As diferenças entre as reservas estimadas pelos critérios ANP/SPE e SEC estão associadas, principalmente, à utilização de diferentes premissas econômicas e à possibilidade de se considerar como reservas, no critério ANP/SPE, volumes além do prazo contratual de concessão nos campos do Brasil, de acordo com o regulamento técnico de reservas da ANP.

Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/B4vGH3jCHAT36gboqYZhd9 ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T 

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/GdFaX9ASTLJ5OLp0V9kPAM

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx