Lula desiste de emplacar Mantega como CEO da Vale, dizem sites
Publicado às 15h18
Atualizado às 18h48 com cotação das ações após o fechamento do mercado
O site G1 e o site da Folha de S. Paulo reportaram na tarde desta sexta-feira, 26, que o presidente Lula desistiu de emplacar o ex-ministro Guido Mantega como CEO da mineradora Vale (VALE3).
A assessoria do Palácio do Planalto informou ao blog da jornalista Ana Flor, do G1 que, ao contrário do previsto, não haverá reunião para tratar do tema no Planalto.
Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em uma entrevista nesta tarde que o presidente Lula nunca se disporia a fazer interferência direta em uma empresa de capital aberto.
Esta semana vários veículos da imprensa informaram que Alexandre Silveira ligou para acionistas da Vale para pedir, em nome de Lula, que indicassem Guido Mantega para comandar a mineradora.
O jornal Folha de S. Paulo publicou nesta sexta-feira que Mantega divulgaria uma carta afirmando que abriria mão de ocupar cargo na Vale.
As ações da Vale aumentaram os ganhos com a notícia e fecharam em alta de 1,67% a R$ 69,50. Na semana acumularam ganhos de 2,06%.
No radar do mercado também está o futuro de Eduardo Bartolomeo à frente da mineradora. O conselho de administração tem até dia 31 de janeiro para decidir se renova o contrato do CEO, que vence no final de maio deste ano. Se não for renovado, o colegiado escolherá um novo nome a partir de uma lista de três indicações.