Três Tentos (TTEN3) e Caramuru criam Joint Venture

18 de dezembro de 2023 Por Redação

Publicado às 8h30

 

A Três Tentos Agroindustrial (TTEN3), por meio de sua controlada Tentos Participações, celebrou acordo visando a constituição de uma Joint Venture (JV) com a Caramuru Alimentos.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 18.

A participação será igualitária. A JV tem por objetivo desenvolver a estrutura de logística e armazenagem no Arco Norte do país. 

Uma vez constituída, a sede da JV será na cidade de Itaituba no Pará, distrito de Miritituba, em área com estruturas para armazenagem de grãos e farelos, além de transbordo para carregamento de barcaças fluviais. 

Inicialmente, os investimentos estimados são de aproximadamente R$ 400 milhões até 2028, divididos igualmente entre as partes. 

“Esta operação, uma vez consumada, terá capacidade inicial de movimentação em torno de 2,0 milhões de toneladas de grãos e farelos ao ano, chegando a 5,0 milhões de toneladas a partir de 2028”, destacou a Três Tentos. 

A preferência desta operação, com início previsto em 2026, será da Três Tentos e da Caramuru conforme planejamento anual acordado entre as partes. 

O CEO da 3tentos, Luiz Osório Dumoncel, avalia que a parceira contribui para o desenvolvimento das operações da companhia no Mato Grosso. A 3tentos está presente no Mato Grosso desde 2021 atendendo o produtor na venda de insumos (sementes, fertilizantes e defensivos) e originação de grãos (soja e milho), além da indústria de processamento de soja e biodiesel localizada na cidade de Vera/MT. 

“Com a operação, vamos conseguir escoar nossos produtos de forma mais eficiente trazendo ganhos operacionais logísticos e de armazenagem”, afirmou, destacando que o Arco Norte vai se tornar um eixo importante de escoamento de grãos e farelo para 3tentos. 

O CEO da Caramuru Alimentos, Júlio Cesar da Costa, reforça que a parceria é mais um avanço da empresa na exploração de alternativas logísticas no Brasil, visando aumentar a eficiência do escoamento dos seus produtos de maior valor agregado, principalmente originados da Região do Mato Grosso, local que a empresa produz o farelo SPC NGMO (Proteína Concentrada de Soja não transgênica), com destino ao mercado Europeu. 

A Caramuru Alimentos venceu o leilão na B3, em 2021 para operar por mais 25 anos no Porto de Santana no Amapá. 

A operação entre as empresas ainda depende do cumprimento de condições precedentes e aprovação pelas autoridades concorrenciais (CADE).