Taurus (TASA4) avança em projeto de joint venture na Arábia Saudita

28 de dezembro de 2023 Por Redação

Publicado às 8h53

 

A Taurus (TASA3, TASA4) celebrou a assinatura de um term sheet, não vinculante, que estabelece as premissas iniciais para avançar com o estudo de viabilidade da constituição de uma joint venture na Arábia Saudita com a empresa Scopa Military Industries (anteriormente denominada Scopa Defense Trading). 

O objetivo da joint venture, se obtidas todas as autorizações estatutárias e legais, será a fabricação de armas Taurus na Arábia Saudita e comercialização em toda a região do Cooperation Council for the Arab States of the Gulf (GCC), que tem como membros os seguintes países: Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. 

“A assinatura deste term sheet é um passo importante na estratégia global da Taurus como líder mundial na fabricação de armas leves e transferência de tecnologias, tendo como base a rentabilidade sustentável, qualidade e melhoria dos indicadores financeiros e operacionais, além do forte investimento no desenvolvimento de tecnologias de novos produtos, processos e materiais”, afirmou a companhia em um fato relevante enviado ao mercado nesta quinta-feira, 28.

A parceria, caso efetivada, também busca atender uma série de programas e plataformas do projeto Saudi Vision 2030, que objetiva uma posição abrangente e ambiciosa para o Reino da Arábia Saudita (KSA) até o ano de 2030, com várias frentes estratégicas para promover o desenvolvimento econômico e social da região, principalmente na área de defesa. 

Segundo a Taurus, as partes seguirão com os estudos para elaboração do plano de negócios a ser desenvolvido, bem como as demais condições para criação da joint venture. 

A Scopa é uma das principais empresas de defesa da Arábia Saudita. 

Através de um portfólio de produtos para indústrias militares, contribui para o projeto Saudi Vision 2030, de fabricar 50% da produção internamente e ajudar no desenvolvimento das indústrias militares no país, visando alcançar a sustentabilidade no atendimento às necessidades e demandas das forças armadas sauditas. 

A Arábia Saudita possui atualmente o 5º maior orçamento de defesa no mundo e planeja que até o ano de 2030 50% dos investimentos militares tenham origem em empresas locais.