Engie Brasil (EGIE3) vende participação de 15% na TAG por R$ 3,11 bilhões

28 de dezembro de 2023 Por Redação

Publicado às 20h26

 

O conselho de administração da Engie Brasil Energia (EGIE3) aprovou a venda de fatia de 15% na Transportadora Associada de Gás (TAG) ao fundo canadense CDPQ.

A informação foi divulgada após o fechamento do mercado na noite desta quinta-feira, 28.

Em um fato relevante a companhia informou que o preço base de aquisição ofertado pelo CDPQ foi de R$ 3.113.550.000,00 em uma estrutura de porteira fechada (locked box), com as devidas correções monetárias até a data de fechamento. 

A Engie explicou que, com a efetivação da transação, permanecerá acionista da TAG, passando a ser titular direta de ações de emissão da TAG representativas de 17,5% do capital social total. “Nesse sentido, a companhia permanecerá vinculada ao acordo de acionistas da TAG, mantendo o grupo de controle atual, em conjunto com a GDF International (GDFI) e o CDPQ”, afirmou a Engie. 

“O desinvestimento parcial em TAG é uma opção atrativa para implementar uma rotação de ativos, em momento em que a companhia possui um pipeline sólido de projetos em implementação, sem aumentar a pressão sobre a alavancagem, ratings e payout da Companhia”, explicou Eduardo Takamori, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

A administração da Engie estima que o fechamento da transação deverá ocorrer até o final de janeiro de 2024. 

“A transação está alinhada aos planos de investimentos da companhia em renováveis e transmissão de energia, possibilitando uma melhor alocação de capital nesses dois segmentos, que estão no centro de nossa estratégia de crescimento”, comentou Eduardo Sattamini, diretor-presidente da companhia. 

 

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/HpxC8I2vsbZGDPkiBPuyMk ou acesse o canal do Finance News no Whatsapp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAwVgj6WaKuvaXNhM2T 

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/BR6UNQlslx9HOzx1cI64Z5

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx