Eletrobras (ELET3) vende participação em SPEs do complexo Chapada do Piauí
Publicado às 19h48
A Eletrobras (ELET3, ELET6) assinou contrato com a Infraestrutura Brasil Holding XX, empresa controlada por fundos geridos pelo Pátria Investimentos, para a venda de 49% no capital social das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) Chapada do Piauí I Holding e Chapada do Piauí II Holding.
A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira, 4.
As participações nesses ativos mantidos para venda estavam contabilizados por R$ 222 milhões no 3T23 sendo que em 2022 eles geraram um prejuízo por equivalência patrimonial de R$ 9,8 milhões.
Segundo a elétrica, os demais aspectos da transação estão cobertos por cláusulas de confidencialidade.
“Após avaliação do portfólio e diante da proposta apresentada pelo Pátria, a Eletrobras, buscando a otimização de sua alocação de capital, decidiu confirmar a venda através do exercício de seu direito de venda conjunta (tag along), nos termos do acordo de acionistas firmado entre Eletrobras e ContourGlobal, sócia majoritária em ambas as sociedades”, explicou a elétrica.
Os complexos eólicos são compostos por um total de 15 SPEs, somando 377,5 MW de capacidade instalada, localizados no estado do Piauí.
“A operação reforça o compromisso da Eletrobras com a otimização de participações minoritárias, seguindo a disciplina de capital, e simplificação de sua estrutura conforme previsto em seu Plano Estratégico”, destacou em um comunicado.