Fitch afirma ratings ‘AA(bra)’ da Celesc (CLSC4) 

16 de novembro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 9h51

 

A agência de classificação de risco Fitch afirmou em 14 de novembro, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’ da Centrais Elétricas de Santa Catarina (CLSC4) e de suas subsidiárias, Celesc Distribuição (Celesc D) e Celesc Geração (Celesc G). 

Ao mesmo tempo, a Fitch afirmou os ratings ‘AA(bra)’ das emissões de debêntures quirografárias da Celesc G e da Celesc D, todas garantidas pela Celesc. 

A perspectiva dos ratings corporativos é ‘estável’. 

Segundo a agência, os ratings refletem a atuação preponderante do grupo Celesc no regulado segmento de distribuição de energia elétrica, de risco baixo a moderado. 

“A Celesc D tem que lidar com alguma volatilidade de fluxo de caixa e tem o desafio de melhorar sua eficiência operacional, ainda que tenha obtido ganhos recentes”, afirma a Fitch, destacando que os demais negócios do grupo são pouco representativos, e a existência de apenas uma distribuidora concentra riscos operacionais. 

A alavancagem financeira do grupo deve permanecer em patamares conservadores, embora haja expectativa de ligeiro aumento decorrente de maiores investimentos na rede de distribuição, que serão fundamentais para assegurar novos ganhos de eficiência e fortalecer a geração de caixa a partir da próxima revisão tarifária da Celesc D, em 2026, escrevem os analistas da Fitc.