Primeiro KC-390 Millennium na configuração Otan entra em serviço na Força Aérea Portuguesa

19 de outubro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 20h25

 

O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou em serviço nesta quinta-feira, 19, na Base Aérea de Beja. 

A aeronave foi aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e conta com os equipamentos padrão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP. 

Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo. 

A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada na última segunda-feira (16), na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil. 

“Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”, afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança. 

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa C-390 Millennium e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos, destacou a Embraer. 

Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.