Não deixe de ler

B3 anuncia três soluções para negociação de grandes lotes de ativos

 

Publicado às 22h45

 

A B3, a bolsa do Brasil, informou que vai disponibilizar ao mercado, a partir de novembro, três soluções para a negociação de grandes lotes de ativos. Com esse lançamento, a B3 busca atender às necessidades dos participantes do mercado, oferecendo soluções eficientes para operações de grandes volumes.

A negociação de grandes blocos refere-se à compra ou venda de uma quantidade significativa de ativos. Essas transações envolvem volumes maiores do que as negociações regulares no mercado, e geralmente são realizadas por investidores institucionais, como fundos de pensão, gestoras de ativos e grandes investidores. Negociar grandes blocos em plataformas apartadas do livro central busca tornar a execução mais eficiente, otimizando o preço dos negócios e minimizando seu impacto no mercado.

A discussão sobre operações de grades blocos de ativos de maneira apartada do livro central começou há cerca de três anos, quando a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) iniciou audiência pública para discutir regras específicas para esse tipo de negociação. Recentemente, o órgão regulador concedeu à B3 a aprovação para disponibilizar suas soluções ao mercado.

As três plataformas da B3 são voltadas a todos os participantes que queiram negociar grandes volumes de ativos em ambiente de bolsa.

De acordo com Marcos Skistymas, diretor de Produtos Listados da B3, o lançamento dessas soluções reforça o compromisso da bolsa de modernização contínua de suas plataformas, além de aprimorar sua oferta de produtos.

“Na B3, atualmente, a negociação de grandes volumes de ativos ocorre no chamado livro central. Isso envolve mecanismos como leilões programados, ofertas diretas e o uso de algoritmos para dividir grandes ordens em pequenos negócios. Essas técnicas são aplicadas para minimizar os impactos que grandes transações podem ter no mercado”, explica o executivo.

“As soluções que estamos lançando para as negociações de grandes blocos em plataformas apartadas do livro central têm o potencial de aprimorar a qualidade das negociações de grandes volumes. Elas expandem as oportunidades de encontrar contrapartes e estabelecer preços de forma mais eficaz. Além disso, essas soluções estão integradas à infraestrutura centralizada que já é utilizada por todo o mercado”, completa Skistymas

Entenda como vão funcionar as soluções de grandes blocos

A primeira solução é a oferta Midpoint Order Book. Nesse modelo, os investidores poderão negociar no preço médio entre a melhor oferta de compra e a melhor oferta de venda do livro central, trazendo o benefício de melhora no preço de execução em grandes lotes.

A segunda é o Book of Block Trade (BBT), permitindo que o preço de execução das operações seja praticado com ágio ou deságio em relação ao negociado no livro central de ofertas. Negociar com preços diferenciados é uma prática comum neste tipo de operação, por se tratar de grandes volumes, e esta ferramenta permitirá isso de forma controlada, respeitando túneis de negociação definidos pela B3, que terão como referência o preço do último negócio praticado no livro central.

A terceira alternativa é o Request for Quote (RFQ), que possibilita aos investidores pedir ao mercado cotações de preço para compra ou venda de um ativo específico. Essas cotações podem ser fornecidas por outros investidores em um prazo determinado. Esta abordagem visa aprimorar o processo de formação de preços em negociações envolvendo grandes volumes, especialmente em transações com restrições de tempo e ativos de menor liquidez. No RFQ, também é possível praticar preços com um ágio ou deságio em relação ao livro central, porém sempre respeitando túneis pré-definidos pela B3.

Para utilizar essas alternativas de negociação, os investidores precisam usar novos códigos de negociação e realizar operações em quantidades múltiplas do tamanho mínimo estabelecido pela CVM para grandes lotes.

Em todas as três opções, as ofertas não serão divulgadas antecipadamente. No entanto, todos os negócios contarão com total transparência pós-negociação, com a segurança assegurada pela Clearing B3, proporcionando um ambiente confiável para o mercado.

 

Published by
Redação
Tags: B3

Recent Posts

Confira as companhias que divulgaram informações sobre JCP e dividendos na semana

  Publicado às 11h55   A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…

27 de abril de 2024

CPFL Energia (CPFE3): assembleia aprova distribuição de R$ 3,1 bi em dividendos

Publicado às 22h51   A assembleia da CPFL Energia (CPFE3) aprovou nesta sexta-feira, 26, a…

26 de abril de 2024

Allos (ALOS3) confirma tratativas para possível aquisição de participação de 54% no Shopping Rio Sul

Publicado às 21h58   A Allos (ALOS3) confirmou na noite desta sexta-feira, 26, que está…

26 de abril de 2024

Dividendo da Yduqs, Eletromidia, Padtec, Veste, Mills

  Publicado às 20h38   Dividendo da Yduqs (YDUQ3) Acionistas da Yduqs (YDUQ3) reunidos em…

26 de abril de 2024

Assembleia da Irani (RANI3) aprova o pagamento de dividendo

  Publicado às 19h06   A assembleia da Irani (RANI3) realizada nesta sexta-feira, 26, aprovou…

26 de abril de 2024

Ibovespa fecha em +1,51%; na semana subiu 1,12%

    Publicado às 18h31   Ibovespa  O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira de…

26 de abril de 2024