Não deixe de ler

Após perder R$ 32 bi em valor de mercado, Petrobras afirma que objetivo da revisão do Estatuto é ‘tão somente’ mantê-lo atualizado

Publicado às 20h43

 

Em comunicado divulgado após o pregão desta segunda-feira, 23, a Petrobras afirmou que as mudanças no estatuto com relação à Lei das Estatais visam apenas “atualizar” o regimento da empresa. 

A Petrobras (PETR4, PETR3) perdeu nesta segunda-feira, 23, aproximadamente R$ 32,3 bilhões em valor de mercado. Os papéis preferenciais e ordinários caíram mais de 6%. 

O mercado reagiu negativamente ao que foi divulgado pela estatal na manhã desta segunda-feira. A Petrobras informou que seu conselho de administração aprovou revisões no estatuto social que incluem menos restrições à nomeação de executivos e a criação de uma reserva de remuneração de capital.

Para analistas, a proposta abre espaço para nomeação de pessoas com exposição política para cargos de gestão.

Leia abaixo a íntegra do comunicado divulgado na noite desta segunda-feira:

Petrobras sobre notícias veiculadas na mídia — Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2023 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em relação às notícias veiculadas na mídia, e em continuidade ao comunicado divulgado hoje sobre convocação de Assembleia Geral Extraordinária para apreciação de revisões ao Estatuto Social da Petrobras, esclarece que a proposta de mudança relativa aos critérios de indicação de membros da administração tem por objetivo alinhar o Estatuto ao disposto na Lei nº 13.303/2016 quaisquer que venham a ser as decisões judiciais a respeito do tema. Atualmente, o Estatuto Social da Petrobras faz referência, no artigo 21, aos requisitos determinados pela Lei das Estatais. A proposta a ser deliberada em AGE, ainda a ser convocada, mantém todos os requisitos previstos na Lei das Estatais nas indicações de membros da administração, retirando somente o parágrafo segundo do mesmo artigo 21 do Estatuto Social, que reproduzia o conteúdo de cada um dos incisos do art. 17, parágrafo segundo, da referida lei. Portanto, o objetivo é tão somente manter o Estatuto Social da Petrobras atualizado, quaisquer que venham a ser as decisões judiciais sobre o tema. Não há qualquer redução nas exigências em relação à Lei das Estatais, pois o Estatuto Social continua a fixar o cumprimento total da Lei das Estatais nas indicações, conforme estabelecido em seu artigo 21.

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Casas Bahia (BHIA3) anuncia pedido de recuperação extrajudicial

  Publicado às 22h24   Em um fato relevante enviado ao mercado na noite deste…

28 de abril de 2024

Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

  Publicado às 21h23 Atualizado às 22h22 com informações do pedido de recuperação extrajudicial da…

28 de abril de 2024

CCR, Iguatemi, Cielo, Emae, Valid pagam provento esta semana. Confira a agenda:

  Publicado às 15h19   Segunda, 29  Bradespar (BRAP4) Dentre os assuntos que serão examinados,…

28 de abril de 2024

Notícia da CPFL, Eletrobras, Allos, Yduqs, Eletromidia, Terra Santa, agenda de resultados do 1T24 e estudo de ações

  Publicado às 13h25   Divulgam resultado nesta semana: Segunda, 29 Isa Cteep, Copasa, Intelbras,…

28 de abril de 2024

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs, Yduqs

  Publicado às 13h27   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale, Petrobras, Embraer, Totvs e…

28 de abril de 2024