S&P rebaixa ratings da Via (VIIA3) por alavancagem ainda acima do esperado

10 de setembro de 2023 Por Redação

 

 

Publicado às 19h58

 

No último dia 8 de setembro a agência de classificação de risco S&P Global Ratings rebaixou os ratings de crédito de emissor e emissão da Via de ‘brAA-’ para ‘brA-’ na Escala Nacional Brasil. 

A perspectiva do rating de emissor é “negativa”, afirmou a S&P. 

A agência explicou em relatório que a perspectiva negativa indica uma chance em três de rebaixamento dos ratings e reflete os riscos da indústria de varejo discricionário brasileira, como a queda da renda disponível da população, taxas de juros ainda em patamares elevados e o alto grau de competição, que podem continuar afetando os resultados da Via e a redução da alavancagem que espera para 2024 e 2025.

Segundo a S&P, o rating de recuperação ‘3’ das emissões da empresa permanece inalterado, indicando a expectativa de recuperação significativa (65%) no cenário hipotético de default.

A agência destaca que a Via apresentou ao mercado um importante plano de transformação, que já começou a ser implementado e, na visão de seus analistas, pode trazer significativa melhora no desempenho operacional e na estrutura de capital nos próximos anos. 

“Entretanto, a desalavancagem deve ser postergada em pelo menos mais um ano em razão do ambiente macroeconômico”, ressalta a S&P.

 

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/Lsdf4r2HZYf2NXhMtet1Rg

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/BRjAPeuCuP9AkpwlEsIlVj

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx