Ocean Winds e Prumo unem forças para Avançar na Energia Eólica Offshore no Brasil

12 de setembro de 2023 Por Redação

Foto: reprodução site Ocean Winds

 

 

12 de setembro de 2023 – São Paulo, Brasil. A Ocean Winds (OW), empresa internacional dedicada à energia eólica offshore e criada como uma joint venture 50-50 em 2020 pela EDP Renewables e pela Engie globais, e a Prumo Logística, um dos principais atores do setor de logística e infraestrutura no Brasil, uniram forças por meio de um Memorando de Entendimento (MoU) que reforça compromisso das duas companhias de impulsionar iniciativas de energia eólica offshore no país. O MoU foi formalizado hoje com a assinatura de Bautista Rodriguez, CEO da Ocean Winds, Mauro Andrade, diretor de Novos Negócios da Prumo Logística, durante o primeiro dia do evento Brazil WindPower, consolidando, assim, a visão compartilhada para o futuro da energia eólica offshore no Brasil, em um momento em que o país pretende ter o marco legal da indústria até o final do ano.

A parceria permitirá a troca de informações pertinentes relacionadas aos estudos destinados a analisar um projeto de energia eólica offshore dentro da área de influência do Porto do Açu. Esse esforço conjunto envolve a execução de diferentes estudos críticos para projetos de energia eólica offshore, como estudos ambientais ou regulatórios, juntamente com avaliações de viabilidade financeira e técnica.

Para Mauro Andrade, Diretor de Novos Negócios da Prumo, a parceria evidencia que o Porto do Açu é o melhor ponto no país para a instalação destes projetos: “assinar este acordo com a OW mostra que estamos avançando no objetivo de tornar o Açu a principal base de instalação, comissionamento, operação e manutenção para parques eólicos marinhos na Região Sudeste. A proximidade de futuros parques eólicos offshore; a logística e o suporte marítimo existente no porto que já serve a indústria de petróleo e gás – e que também servirá ao segmento de eólica offshore; e a instalação da cadeia de valor com turbinas, pás eólicas, cabos e torres, farão do Porto do Açu a infraestrutura mais competitiva para servir esta indústria emergente”.

Rafael Munilla, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Ocean Winds, destacou “essa colaboração enfatiza o compromisso firme tanto da OW quanto da Prumo em avançar no setor offshore no Brasil por meio dos processos mais eficazes e otimizados para projetos e portos. Essa parceria também destaca o compromisso da OW em fomentar o crescimento de uma nova e sustentável indústria no país, incentivando oportunidades locais e crescimento econômico por meio de uma colaboração com um stakeholder e empresa-chave dentro do Brasil, como a Prumo.”

Com um histórico de mais de 10 anos, atualmente operando 1,5 GW, construindo 2 GW e desenvolvendo com direitos exclusivos mais de 13 GW de energia eólica offshore em todo o mundo, a Ocean Winds trabalha com portos desde o início do desenvolvimento da indústria para garantir sua prontidão para as oportunidades futuras. 

Para projetos de energia eólica fixa no fundo do mar – ideais para o Brasil -, os portos desempenham um papel central. Eles servem como pontos de entrada e armazenamento para os equipamentos, facilitam a montagem e manutenção antes do transporte offshore e atuam como centros para transferência de tripulações e operações em curso. Dado que o elemento portuário no desenvolvimento da energia eólica offshore é fundamental, a Ocean Winds e a Prumo se concentrarão na otimização das instalações portuárias por meio da conclusão dos estudos necessários.

Sobre a Ocean Winds no Brasil

A Ocean Winds vem desenvolvendo seus projetos no Brasil desde 2020, por meio de seu escritório local. A equipe, sediada no Rio de Janeiro, trabalha para aproveitar as oportunidades offshore em todo o país.

Impulsionada pela capacidade substancial de 700 GW para energia eólica offshore no Brasil, conforme indicado em um estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Ocean Winds iniciou uma iniciativa estratégica em dezembro de 2020 para obter licenças para cinco novos projetos de energia eólica offshore. Esses projetos, com uma capacidade combinada de 15 GW, foram meticulosamente planejados para implantação nas regiões do Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Sobre a Ocean Winds

A Ocean Winds (OW) é uma empresa internacional dedicada à energia eólica offshore e foi criada como uma joint venture 50-50, de propriedade da EDP Renewables e da Engie. 

Quando a EDP e a ENGIE combinaram seus ativos de energia eólica offshore e seu pipeline de projetos para criar a OW em 2019, a empresa tinha um total de 1,5 GW em construção e 4,0 GW em desenvolvimento. A OW vem adicionando rapidamente a esse portfólio e está agora em trajetória para alcançar a meta de 5 a 7 GW de projetos em operação ou construção e 5 a 10 GW em desenvolvimento avançado até 2025. A OW, sediada em Madri, está atualmente presente em 8 países e tem como alvo principalmente os mercados na Europa, Estados Unidos, partes selecionadas da Ásia e Brasil.

Sobre a Prumo Logística

 A Prumo Logística é um grupo econômico multinegócios responsável pelo desenvolvimento estratégico do Porto do Açu. É controlado pelo EIG, um fundo norte-americano com foco em energia e infraestrutura, e pelo Mubadala Investment Company. Por meio das seis empresas do Grupo (Porto do Açu Operações, Ferroport, Vast Infraestrutura, GNA, Dome e BP Prumo) e de clientes e parceiros, o Porto do Açu atende aos setores de petróleo e gás, logística portuária e mineração.