Não deixe de ler

Nova Farmais aposta em linha própria e mira futuro IPO

Presidente e sócio da Farmais, Ricardo Uemura Kunimi / foto: Alex Falcão

 

Publicado às 18h30

 

Prestes a atingir um faturamento anual de R$ 1 bilhão, meta que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede de farmácias Farmais passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. A empresa, que em 2022 registrou uma receita de R$ 870 milhões, lançou uma linha de produtos de marca própria, está apresentando um novo e-commerce, abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações e projeta em breve chegar a 500 unidades, a partir de novas franquias e da conversão de bandeira de lojas independentes.

Sob nova direção, a Farmais é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. Hoje, a Farmais conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo. Uma de suas metas para um futuro próximo é a abertura de um IPO. “Estamos nos organizando para isso”, afirma o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado da marca desde 1998.

Para o novo negócio, os franqueados – e agora gestores – não trouxeram nada da antiga gestão, começando o trabalho do zero, no escritório da Avenida Paulista. O trabalho realizado até o momento incluiu a remodelação visual da marca e do layout interno e externo das lojas, mais moderno e adaptado ao mercado pós-pandemia e a um consumidor cada vez mais exigente. “Só compramos sete letras (o nome Farmais) e sem nenhuma caneta”, brinca Kunimi.

No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados – serão 50 novas lojas até o fim do ano – e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade da Farmais é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil. O segundo modelo tem sido o foco da franquia. “Queremos atrair investidores com experiência no setor. Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”, diz o CEO.

 Marketplace de medicamentos

Um dos trunfos da nova Farmais é uma verdadeira virada omnichannel, assinalada em duas etapas. A primeira foi em 2022, com o lançamento do e-commerce próprio, espécie de farmácia virtual que cresceu tanto que precisou trocar de plataforma, segundo Kunimi. A próxima será a sua transformação em um marketplace de medicamentos.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, a nova plataforma integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente, além de permitir que todos os franqueados da rede possam vender para o consumidor final e, assim, aumentarem sua rentabilidade e melhorarem a gestão dos negócios.

“Além de diminuir os custos, facilita a compra na indústria. Em farmácia não existe modelo igual, e estamos apostando muito nisso”, destaca o CEO, que diz que a rede vai investir mais em capacitação e ferramentas de gestão, para a Farmais e seus franqueados entrarem definitivamente na “era digital”.

O novo marketplace da Farmais terá um papel decisivo para fomentar os planos de expansão. “Nossa plataforma vai ajudar e muito as farmácias independentes, que não têm condições de fazer investimentos. Acreditamos muito nisso”, afirma Kunimi. 

 Aposta em regiões populares

O presidente da empresa diz que o mercado de farmácias é desafiador em razão da alta concorrência e das margens apertadas. Em média, as lojas da Farmais têm 8,5% de lucro líquido sobre a receita. A depender da região, a margem líquida da rede pode cair para menos de 5% e, nesses casos, há dificuldade de expansão, uma vez que os franqueados acabam por não abrir mais lojas. Enquanto em outras áreas, essa margem pode subir até 10%, o que favorece aberturas com os mesmos franqueados. “Encontramos barreiras, mas com a entrada de novas lojas e franqueados, estamos conseguindo. Os próprios franqueados estão montando novas lojas”, diz Kunimi.

Um dos trunfos da Farmais na estratégia de aumentar a rentabilidade das lojas é o investimento na linha de produtos de marca própria. A Etterna começou com 45 produtos no portfólio e já representa um incremento de mais de R$ 1 milhão por mês no faturamento das unidades. A expectativa é chegar a 100 produtos até o ano que vem, incluindo vitaminas, cremes para massagem, florais e cosméticos.

 

Published by
Redação
Tags: Farmais

Recent Posts

Estudo de ações da Bolsa, agenda de proventos, notícias de empresas e outros destaques

  Publicado às 11h34   Estudo de ações da Bolsa  Assista ao estudo do Ibovespa,…

24 de novembro de 2024

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, Brav3, Raiz4, Smto3, Unip6

  Publicado às 11h06   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, Brav3, Raiz4, Smto3…

24 de novembro de 2024

Petrobras informa sobre parcerias em etanol

  Publicado às 21h48   A Petrobras (PETR3, PETR4) destacou neste sábado, 23, que buscará…

23 de novembro de 2024

S&P altera perspectiva do rating do Magazine Luiza para ‘estável’

Publicado às 14h53   A agência de classificação de risco S&P alterou no último dia…

23 de novembro de 2024

Grupo Mateus (GMAT3) conclui venda de imóveis por R$ 122,8 milhões

  Publicado às 14h53   O Grupo Mateus (GMAT3) informou na sexta-feira, 22, que concluiu…

23 de novembro de 2024