Fitch afirma ratings ‘BB’/’AAA(bra)’ da JSL
Publicado às 20h23
A agência de classificação de risco Fitch afirmou nesta sexta-feira, 1°, os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moedas Estrangeira e Local ‘BB’ e o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da JSL (JSLG3).
Ao mesmo tempo, afirmou o rating ‘AAA(bra)’ das debêntures seniores sem garantias da companhia.
A perspectiva dos ratings corporativos é “estável”.
A Fitch equaliza os ratings da JSL aos da controladora Simpar (SIMH3), dados os medianos incentivos legais e os fortes incentivos operacionais e estratégicos que a holding tem para prestar suporte à subsidiária, se necessário.
De acordo com a Fitch, o grupo Simpar se beneficia de uma carteira diversificada de serviços e contratos de longo prazo para parte significativa de suas receitas, além de sólido e resiliente desempenho operacional.
Os ratings também incorporam a ampla flexibilidade financeira do grupo e a expectativa de que a expansão do EBTIDA e a redução dos investimentos levarão a uma gradual e consistente queda da alavancagem.
A agência avalia que, em base individual, a JSL apresenta forte perfil de negócios, resultado de sua robusta escala, diversificada carteira de serviços, lucratividade resiliente e liderança nos segmentos de logística rodoviária e serviços dedicados no Brasil, onde tem experimentado rápido crescimento – tanto orgânico como por meio de aquisições.
“A alavancagem financeira consolidada da JSL deve continuar moderada, apesar da expectativa de fluxos de caixa livres (FCFs) negativos, à medida que melhora a geração de EBITDA”, escreve o time de analistas da Fitch.