Não deixe de ler

Eletrobras (ELET3) se manifesta sobre plano de demissão voluntária

Publicado às 20h11

 

A Eletrobras (ELET3, ELET6) informou na noite desta sexta-feira, 1°, que 353 empregados inscritos no Plano de Demissão Voluntária (PDV), aberto em 2023, foram desligados em 31 de agosto. 

Nos meses de junho e julho, 87 empregados inscritos no mesmo PDV já haviam deixado a companhia.

O total de 440 desligamentos representa cerca de 30% dos 1.473 inscritos no referido Plano, explicou a elétrica em um comunicado ao mercado. 

Segundo a companhia, a decisão de desligamento se deu após avaliação da criticidade das funções desempenhadas pelos trabalhadores desligados e em plena observância da segurança das operações, sem comprometimento à prestação adequada do serviço público de transmissão e geração outorgado às empresas Eletrobras. 

O comunicado da companhia foi feito após o Ministério de Minas e Energia (MME) pedir novamente à Eletrobras que avalie possibilidade de suspensão do Plano de Demissão Voluntária da empresa, até que a pasta examine o “plano de ação para a prestação do serviço adequado e o plano de investimentos para os próximos anos, considerando a ausência da força de trabalho que pode ser desligada”. 

No comunicado, a Eletrobras afirmou ainda que, em atenção ao seu compromisso de garantir a continuidade de suas operações, até dezembro de 2023, não serão feitos desligamentos de profissionais que operam usinas e subestações de transmissão, ou que trabalham nas áreas de manutenção ligadas aos seus negócios e em seu centro de serviços compartilhados. 

“Mesmo nos casos em que os próprios profissionais requeiram sua saída antecipada, esses pleitos serão criteriosamente avaliados, inclusive quanto à necessidade de sua prévia substituição”, explicou a empresa. 

Até esta data, foram contratados 102 novos profissionais e mais 730 colaboradores serão contratados até dezembro para as áreas de operação e manutenção das empresas do grupo Eletrobras em todo o país, destacou a companhia. 

Segundo a elétrica, houve mais de 51.000 inscritos para esse processo de seleção e os treinamentos técnicos, de segurança, de operação e manutenção estão em plena execução para incorporação desses engenheiros e técnicos nas usinas, subestações, escritórios e áreas de operação e manutenção. 

“A manutenção do PDV, dado que seguimos com o quadro inalterado nas áreas de produção da operação e manutenção até dezembro de 2023, e com sólido plano de substituição dos profissionais que deixarem a companhia após essa data, não comprometerá a prestação adequada do serviço público de geração e transmissão outorgado à companhia”, ressaltou a Eletrobras. 

Apagão

A Eletrobras também se manifestou sobre à perturbação ocorrida no último dia 15 de agosto, que levou a um apagão em vários estados. 

A companhia informou que as avaliações preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já permitiram concluir que a extensão do evento se deveu à instabilidade verificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), a qual se instaurou por razões diversas. 

“A abertura da linha de transmissão da Eletrobras Chesf, que não guarda relação com fator humano, e, portanto, com o PDV em curso, foi caracterizada como “evento zero”, lembrando que o planejamento setorial é calcado no critério “n-1”, pelo qual o desligamento intempestivo de uma linha de transmissão não deveria implicar corte de carga”, afirmou a Eletrobras. 

Transnorte Energia

A companhia também destacou a retomada da construção da linha de transmissão da Transnorte Energia, viabilizando a integração de Roraima ao sistema interligado, bem como a ativa participação no leilão de transmissão de 30 de junho de 2023, sendo a Eletrobras a única empresa a apresentar ofertas para todos os 9 lotes, obtendo sucesso no lote 4, que contará com cerca de R$ 700 milhões de investimento. 

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/Lsdf4r2HZYf2NXhMtet1Rg

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/BRjAPeuCuP9AkpwlEsIlVj

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx

 

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Rápidas: Vale, Petrobras, CSN, Auren, Cruzeiro do Sul, Caixa Seguridade, Gerdau, Vulcabras, Valid, Allos

Publicado às 11h33   Ibovespa Às 11h32 o Ibovespa tinha baixa de 0,14% aos 127.609…

18 de novembro de 2024

Dividendo da Fedex Corporation (FDXB34)

  Publicado às 10h04   O BANCO BRADESCO, NA QUALIDADE DE DEPOSITÁRIO EMISSOR DO PROGRAMA…

18 de novembro de 2024

Ibovespa futuro, dólar, notícia da Petrobras, Biomm, Braskem e de outras companhias

  Publicado às 9h29 Atualizado às 10h20   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDZ24 –…

18 de novembro de 2024

Oceanpact (OPCT3) compra a Aiuká

  Publicado às 9h18   A Oceanpact Serviços Marítimos (OPCT3) informou no domingo, 17, a…

18 de novembro de 2024

Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica e industrialização de ARLA 32

  Publicado às 9h13   A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta segunda-feira, 18, que assinou…

18 de novembro de 2024

Biomm (BIOM3) celebra acordo para comercialização da insulina lispro no Brasil

  Publicado às 9h08   A Biomm (BIOM3) celebrou nesta segunda-feira, 18, junto à empresa…

18 de novembro de 2024