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Vendas no Varejo caem 0,7% em julho

 

Publicado às 9h45

 

As vendas no Varejo em julho de 2023 caíram 0,7%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 1,5%. De forma geral, o resultado foi prejudicado por efeitos de calendário. Ao comparar com o mesmo mês do ano passado, julho teve uma sexta-feira a menos e uma segunda-feira a mais em 2023. Tradicionalmente, a sexta-feira é um dia mais forte para o Varejo. 

O macrossetor de Serviços foi um dos responsáveis por puxar o resultado para baixo. A queda foi de 5,2%. Os segmentos com os desempenhos mais negativos foram Bares e Restaurantes, Veterinárias e Pet Shops e Estética e Cabelereiros. As vendas do macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis também caíram: -2,3%. 

O segmento de Materiais para Construção foi o que apresentou a maior queda do macrossetor. O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único que cresceu no mês, com alta de 2,0%. Postos de Combustíveis e Supermercados e Hipermercados estão entre os segmentos que mais colaboraram para o resultado. “O Varejo apresentou resultado negativo em julho. 

O macrossetor de Serviços foi o principal responsável pela queda, e, na região Sul, apresentou a performance mais negativa. Os ciclones que atingiram a região durante o período provavelmente atrapalharam o comércio,” afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

INFLAÇÃO 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurado pelo IBGE, apontou queda de 0,07% em julho. Segundo o IBGE, a queda teve influência dos grupos de Alimentação e Bebidas e Habitação. A expectativa é que o indicador siga uma trajetória de queda. Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em julho foi de 2,2%. 

REGIÕES

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a julho de 2022 foram: Sudeste (+0,7%), Sul (+0,4%), Nordeste (+0,3%), Centro-Oeste (-0,6%) e Norte (-0,7 %). Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram: Sudeste (+3,1%), Sul (+2,4%), Nordeste (+1,4%), Norte (+1,3%), Centro Oeste (+1,0%).

SOBRE O ICVA 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,0 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

 

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Redação
Tags: Ciel3Cielo

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