Categories: Não deixe de ler

Vendas no Varejo caem 0,7% em julho

 

Publicado às 9h45

 

As vendas no Varejo em julho de 2023 caíram 0,7%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, houve crescimento de 1,5%. De forma geral, o resultado foi prejudicado por efeitos de calendário. Ao comparar com o mesmo mês do ano passado, julho teve uma sexta-feira a menos e uma segunda-feira a mais em 2023. Tradicionalmente, a sexta-feira é um dia mais forte para o Varejo. 

O macrossetor de Serviços foi um dos responsáveis por puxar o resultado para baixo. A queda foi de 5,2%. Os segmentos com os desempenhos mais negativos foram Bares e Restaurantes, Veterinárias e Pet Shops e Estética e Cabelereiros. As vendas do macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis também caíram: -2,3%. 

O segmento de Materiais para Construção foi o que apresentou a maior queda do macrossetor. O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único que cresceu no mês, com alta de 2,0%. Postos de Combustíveis e Supermercados e Hipermercados estão entre os segmentos que mais colaboraram para o resultado. “O Varejo apresentou resultado negativo em julho. 

O macrossetor de Serviços foi o principal responsável pela queda, e, na região Sul, apresentou a performance mais negativa. Os ciclones que atingiram a região durante o período provavelmente atrapalharam o comércio,” afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.

INFLAÇÃO 

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), apurado pelo IBGE, apontou queda de 0,07% em julho. Segundo o IBGE, a queda teve influência dos grupos de Alimentação e Bebidas e Habitação. A expectativa é que o indicador siga uma trajetória de queda. Ao ponderar o IPCA e o IPCA-15 pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em julho foi de 2,2%. 

REGIÕES

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a julho de 2022 foram: Sudeste (+0,7%), Sul (+0,4%), Nordeste (+0,3%), Centro-Oeste (-0,6%) e Norte (-0,7 %). Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados de cada região foram: Sudeste (+3,1%), Sul (+2,4%), Nordeste (+1,4%), Norte (+1,3%), Centro Oeste (+1,0%).

SOBRE O ICVA 

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por 1,0 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês. O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

 

 

Published by
Redação
Tags: Ciel3Cielo

Recent Posts

Notícia da Positivo, Gafisa, Eletrobras, Telefônica, Oi, JHSF, Banco ABC, BB Seguridade e de outras companhias

  Publicado às 10h16   Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…

22 de dezembro de 2024

Estudo do Ibov, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3 e de Mrve3

  Publicado às 23h20   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…

22 de dezembro de 2024

CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo

Publicado às 19h09   Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…

21 de dezembro de 2024

CFO da Positivo Tecnologia (POSI3) renuncia ao cargo

  Publicado às 19h06   A Positivo Tecnologia (POSI3) informou que o diretor vice-presidente de…

21 de dezembro de 2024

Grupo Mateus (GMAT3) inaugura loja em São Luís (MA)

Publicado às 19h05   O Grupo Mateus (GMAT3) inaugurou um supermercado em São Luís (MA).…

21 de dezembro de 2024