Não deixe de ler

Kantar Domestic View: 69% dos lares brasileiros terminaram 2022 endividados

 

Publicado às 18h25

 

No primeiro semestre de 2023, 73% precisaram adaptar padrões de compra mensalmente para conseguir pagar as despesas

 

O relatório anual sobre os gastos domiciliares dos brasileiros Domestic View, da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, mostra que 69% dos lares do País fecharam o ano de 2022 endividados. Segundo dados do primeiro trimestre deste ano, 73% dos brasileiros precisam adaptar padrões de compra mensalmente. Para 33% o salário mal cobre as despesas do mês.

A cesta de bens de consumo massivo (FMCG), composta por alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e cuidados pessoais, ocupou o maior share de gastos do brasileiro, representando 54% do montante. Os artigos de limpeza, por sua vez, foram os que mais impactaram a renda da população em 2022, com 15% mais gastos médios do que em 2021.

Todas as camadas sociais vêm necessitando gerenciar gastos de alguma maneira. Na classe AB houve um salto em endividamento, que subiu 9,8% em um ano. O cenário econômico se mostra mais desafiador entre os jovens. Nos lares com pessoas até 29 anos, a taxa dos que se sentem mais pressionados e com dificuldade para pagar as despesas fixas é de 37%, enquanto nos lares 50+, esse índice cai para 29%.

Além disso, todas as regiões brasileiras analisadas apresentaram taxa de endividamento maior do que em 2021. Na média brasileira, a relação renda x gasto foi de – 21% em 2022, com renda de R$1.614 e gasto de R$ 2.042. A Grande São Paulo apresentou a relação mais negativa, com -31%, e o Sul do país foi a região com menor endividamento, de -6%.

Para este ano, com 800 mil famílias incluídas no Bolsa Família, reajuste no valor do salário-mínimo, desemprego em queda, número de trabalhadores informais caindo 8% e previsão de inflação menor, o cenário pode ser diferente.

Pets

O desembolso dos lares com animais de estimação segue em alta, mas com movimentações diferentes em cada classe social.

A classe C, por exemplo, aumentou as despesas com alimentação para pets em detrimento de compra de animais domésticos, acessórios e artigos de higiene. Já a Classe DE gastou mais com despesas veterinárias, acessórios e artigos de higiene e diminuiu gastos com alimento e compra de animais domésticos.

Internet, Streaming e Tv Paga

Os gastos dos brasileiros com internet e Streaming de Vídeo continuam crescendo, enquanto a contratação de TV Paga vem registrando queda desde 2019.

O desembolso com TV por assinatura saiu de 23% em 2021 para 17% no ano passado, para que sobrasse orçamento para o gasto com acesso à internet. As despesas com streaming de vídeo cresceram 23% entre 2021 e 2022.

Os dados acima fazem parte do estudo DomesticView, realizado com 4.915 domicílios brasileiros, que representam mais de 58 milhões de lares, entre outubro e novembro 2022.

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Estudo de ações da Bolsa, agenda de proventos, notícias de empresas e outros destaques

  Publicado às 11h34   Estudo de ações da Bolsa  Assista ao estudo do Ibovespa,…

24 de novembro de 2024

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, Brav3, Raiz4, Smto3, Unip6

  Publicado às 11h06   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, Brav3, Raiz4, Smto3…

24 de novembro de 2024

Petrobras informa sobre parcerias em etanol

  Publicado às 21h48   A Petrobras (PETR3, PETR4) destacou neste sábado, 23, que buscará…

23 de novembro de 2024

S&P altera perspectiva do rating do Magazine Luiza para ‘estável’

Publicado às 14h53   A agência de classificação de risco S&P alterou no último dia…

23 de novembro de 2024

Grupo Mateus (GMAT3) conclui venda de imóveis por R$ 122,8 milhões

  Publicado às 14h53   O Grupo Mateus (GMAT3) informou na sexta-feira, 22, que concluiu…

23 de novembro de 2024