Publicado às 11h32
De acordo com a pesquisa mensal do FGV Agro sobre a Agroindústria, em junho de 2023, a produção agroindustrial voltou a contrair, tanto na comparação mensal com ajuste sazonal (-1,2%), como na variação interanual (-1,1%). Com isso, no primeiro semestre do ano, a Agroindústria acumulou uma queda de 1,2%.
A contração, no acumulado dos primeiros seis meses do ano, foi derivada, exclusivamente, do segmento de Produtos Não-Alimentícios, que caiu 5,2%. Já o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas conseguiu registrar uma alta de 2,2% no mesmo período. Ou seja, fica claro que o segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, ao contrário do Não-Alimentícios, vem demonstrando maior resiliência do que a Indústria de Transformação (-1,3%) e a Indústria Geral (-0,3%).
Para o ano de 2023, o FGV Agro projeta que a Agroindústria contraia levemente, em -0,6%, frente a 2022, no cenário base. Por trás desse cenário, há uma economia dando sinais de desaceleração (após um robusto 1° trimestre puxado pelo agro) e pela apreciação do real. A contração projetada pelo FGV Agro para a agroindústria deverá ser derivada, exclusivamente, do segmento de Produtos Não-Alimentícios, cuja projeção é de redução de 4,3% em sua produção. O segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, por sua vez, deverá registrar um crescimento de 2,8%, favorecido, notadamente, pelo arrefecimento da inflação de alimentos.
Publicado às 11h34 Estudo de ações da Bolsa Assista ao estudo do Ibovespa,…
Publicado às 11h06 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, Brav3, Raiz4, Smto3…
Publicado às 21h48 A Petrobras (PETR3, PETR4) destacou neste sábado, 23, que buscará…
Publicado às 14h53 A agência de classificação de risco S&P alterou no último dia…
Publicado às 14h53 O Grupo Mateus (GMAT3) informou na sexta-feira, 22, que concluiu…