MANCHETE 4

AES Brasil colabora com a Microsoft na transição energética

Publicado às 22h17

 
A AES Brasil (AESB3) anunciou um acordo com a Microsoft com a assinatura de um PPA (contrato de compra e venda de energia), reportado nos resultados 1T23 da AES Brasil, para o fornecimento de energia renovável pelo prazo de 15 anos, com início em julho de 2024. 

A energia será gerada pela AES Brasil a partir do Complexo Eólico Cajuína, que está em desenvolvimento no Estado do Rio Grande do Norte, e entrará em operação ainda neste ano. 

O projeto com a Microsoft possuirá 154 MW de capacidade eólica instalada – que seria suficiente para gerar energia correspondente ao consumo de cerca de 250 mil residências e para evitar a emissão anual de 28,7 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) – e contará com um investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão.

“Esse acordo de longo prazo com a Microsoft é um marco para a AES Brasil, afinal, trata-se de uma empresa que tem o pioneirismo e a inovação tecnológica como grandes características, aliadas a padrões globais que são referência em sustentabilidade. A Microsoft, uma empresa líder na transição para energia limpa, vem buscando a descarbonização de sua matriz energética mundialmente, e tem a AES Brasil como seu parceiro ideal para apoiá-la nessa jornada aqui no País”, afirmou Rogério Jorge, CEO da AES Brasil.

Esse é o primeiro contrato no Brasil entre as duas empresas e expande um relacionamento global para o fornecimento de energia renovável já existente. O executivo reforça que significa também um avanço nos Compromissos ESG 2030 assumidos publicamente pela empresa, por meio dos quais a AES Brasil se propõe a atingir metas estabelecidas para essa área, reforçando a busca dos clientes por contratos que ofereçam os mais modernos e altos padrões de comprometimento com ESG, seja na entrega da energia limpa nova, no compromisso com a comunidade, na governança, ética e transparência da companhia.

Rogério Jorge explica, ainda, que esse contrato apresenta características muito particulares no que diz respeito às melhores práticas ESG. “Os clientes são os grandes impulsionadores das inovações e aprimoramentos na forma de aquisição de energia limpa. Nesse contexto, a Microsoft está na ponta da sofisticação e profundidade na busca pela energia limpa, competitiva e confiável. As condições técnicas e comerciais dessa operação permitiram à Microsoft simplificar a gestão do contrato, ao replicar as melhores práticas já aplicadas em outros países. A parceria está em concordância com a transição para uma economia de baixo carbono, um modelo que se adapte às necessidades e expectativas da sociedade e com respeito ao meio ambiente”, completa o CEO da AES Brasil.

Essas e demais iniciativas – como a operação e manutenção do Complexo, que será realizada localmente 100% por mulheres – estão conectadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na prática, alinhada a essa meta, a AES Brasil trabalha para que os clientes evitem a emissão de 528 mil tCO2 ao ano a partir de 2025.

 Sobre o Complexo Eólico Cajuína

O Complexo Eólico Cajuína é o terceiro empreendimento da AES Brasil no Estado do Rio Grande do Norte, localizado na região do Sertão Central Cabugi. O Complexo poderá atingir capacidade total instalada de mais de 1,4 GW, sendo 684 MW já em construção. As obras foram iniciadas em 2022 e o início da entrada em operação está previsto para o segundo semestre deste ano.

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/Lsdf4r2HZYf2NXhMtet1Rg

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/BRjAPeuCuP9AkpwlEsIlVj

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Notícia da MRV, Vibra, Alupar, Multiplan, Weg, Banco Pan, Stone

  Publicado às 21h49   Notícias corporativas PetroReconcavo (RECV3) compra parte dos ativos da Brava…

18 de dezembro de 2024

MRV (MRVE3): Resia vende terreno no Texas

  Publicado às 21h41   A MRV (MRVE3) divulgou após o fechamento nesta quarta-feira, 18,…

18 de dezembro de 2024

Stone (STNE) anuncia que vai descontinuar programa de BDRs patrocinado

  Publicado às 21h35   A Stone (Nasdaq: STNE; B3: STOC31), na qualidade de companhia…

18 de dezembro de 2024

Vibra (VBBR3): conselho aprova reeleição de Ernesto Pousada Junior como CEO

  Publicado às 21h20   O conselho de administração da Vibra Energia (VBBR3), considera a…

18 de dezembro de 2024

Alupar (ALUP11) paga dia 6 de janeiro dividendo aprovado em novembro

  Publicado às 21h17   A Alupar Investimento (ALUP11) vai pagar em 6 de janeiro…

18 de dezembro de 2024

Multiplan (MULT3) ajusta valor por ação de JCP

  Publicado às 21h15   A Multiplan (MULT3) ajustou o valor por ação dos juros…

18 de dezembro de 2024