Gráfico diário do Ibovespa às 17h
Publicado às 17h25
Ibovespa
O Ibovespa reduziu as perdas, principalmente devido à valorização das ações da Vale, mas mesmo assim fechou no negativo. O índice teve queda de 0,61% aos 117.219 pontos. O volume negociado somou R$ 27,4 bilhões.
O mercado repercutiu dados de inflação divulgados hoje pelo IBGE. Embora tenha ocorrido deflação em junho, analistas chamam a atenção para a inflação de serviços, que voltou a acelerar e levantou preocupações sobre o impacto que terá nas decisões do Comitê de Política Monetária sobre a Selic. O Copom fará a próxima reunião nos dias 1 e 2 de agosto.
“Mesmo com a avaliação de que a abertura qualitativa em serviços foi um pouco pior do que o esperado, entendemos que ainda não é suficiente para alterar a nossa avaliação de desaceleração dos núcleos e serviços, que devem encerrar o ano em cerca de 5,0% e com intensificação no segundo semestre. Porém, reconhecemos que a velocidade de arrefecimento está aquém da projetada. Avaliamos que isso pode reforçar os argumentos da ala mais cautelosa do Copom, na linha de um ajuste inicial de -25 bps na reunião de agosto”, afirma Andréa Angelo, economista especialista em inflação da Warren Rena.
Dólar
O dólar comercial fechou em baixa de 0,43% a R$ 4,862 na venda.
EUA
Nos Estados Unidos o Dow Jones fechou em +0,93% (34.260 pontos), o S&P em +0,67% (4.439 pontos), e Nasdaq em +0,55% (13.760 pontos).
Maiores altas % do Ibovespa
Maiores quedas % do Ibovespa