Azul adquire quatro novos aviões para fortalecer as rotas regionais

7 de julho de 2023 Por Redação

 

Publicado às 18h03

 

A Azul (AZUL4) celebrou a chegada de mais um avião turboélice ATR 72-600 que será incorporado à frota. Serão, ao todo, quatro aeronaves, equipadas com novos motores Pratt & Whitney Canada e capacidade para 72 clientes, que representam um avanço significativo para a empresa.

O primeiro e o segundo avião, com as matrículas PR-YXT e PR-YXA, respectivamente, já estão em operação desde janeiro de 2023, enquanto o PR-YXB, entregue em junho, começará a voar ainda neste mês. A quarta aeronave, PR-YXC, por sua vez, chegará à empresa nos próximos dias, com previsão de iniciar as operações em agosto.

Segundo Raphael Linares, diretor de Frotas da Azul, as aeronaves estão equipadas com o novo motor PW127XT-M, que promete reduzir os custos de manutenção em até 20%. Do ponto de vista técnico, os motores apresentam melhorias significativas, como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas feitas com materiais avançados. Como resultado, esses motores conseguem reduzir em pelo menos 3% o consumo de combustível.

“A Azul leva a sério o compromisso com operações mais sustentáveis e reconhece a necessidade de investir continuamente em aeronaves modernas. Atualmente, 70% dos nossos assentos pertencem a aeronaves de nova geração, que têm menor impacto ambiental”, afirmou o executivo.