Unipar (UNIP3) faz proposta não vinculante à Novonor pela Braskem (BRKM5)

 

Publicado às 22h24

Atualizado às 9h18 em 12 de junho com posição da Novonor

A Unipar Carbocloro (UNIP3, UNIP5, UNIP6) informou na noite de sábado, 10, que tem evoluído em tratativas com a Novonor e com seus bancos credores titulares de alienações fiduciárias sobre potencial operação envolvendo o controle da Braskem (BRKM5). 

A Unipar fez a afirmação em um fato relevante enviado ao mercado.

A companhia informou que enviou uma proposta não vinculante à Novonor, que contempla o pagamento parcial dos Bancos Credores, bem como novas condições para o saldo da dívida remanescente, e a possibilidade de a Novonor continuar com uma participação minoritária indireta na Braskem. 

Na estrutura atualmente pretendida para a operação, a Unipar lançará uma oferta pública de aquisição de ações por alienação de controle da Braskem para a aquisição de ações ordinárias e das ações preferenciais classe A e classe B de titularidade dos acionistas minoritários da Braskem e uma tender offer para aquisição de até a totalidade das ações preferenciais classe A representadas por ADRs e listadas no New York Stock Exchange, nos mesmos termos e condições que forem ultimamente negociadas com as partes envolvidas na operação e sujeitas à legislação e à regulamentação aplicáveis. 

No momento adequado, a Unipar disse que negociará com a Petrobras sua participação nos termos da operação, de forma satisfatória a todas as partes envolvidas, que poderá eventualmente incluir a renegociação do atual acordo de acionistas, dentre outros aspectos relevantes, para sua adequação à nova estrutura de capital da Braskem. 

A operação deverá conter condições normais nesse tipo de operação, tais como negociação dos documentos vinculantes, realização de auditoria na Braskem, aprovação das autoridades competentes, aprovação dos Bancos Credores, dentre outras. 

“Adicionalmente, caso ainda haja alguma questão em aberto sobre o dano geológico em Alagoas, a companhia espera haver a negociação final de uma solução, de forma satisfatória a todos os agentes públicos e partes prejudicadas”, destacou no fato relevante. 

A Unipar destacou que objetiva desenvolver uma estrutura para a implementação da operação que traga convergência de interesse com todas as partes envolvidas. 

“Com mais de 50 anos de participação no setor, a operação faz parte da estratégia da Unipar de ampliar sua participação no setor petroquímico brasileiro, no qual pretende continuar investindo e contribuindo para o desenvolvimento nacional”, afirmou.

Posição da Novonor

A Novonor confirmou que recebeu a proposta não vinculante. A informação consta em um comunicado da Braskem enviado ao mercado nesta segunda-feira, 12. 

Segundo os termos da proposta, a Unipar passará a deter 34,366%, (representativas do controle da Braskem) do total de ações de emissão da Braskem (ex-tesouraria), tendo sido cada ação avaliada em R$ 36,5.

A Novonor permanecerá com uma participação minoritária, representativa indiretamente de 4% do total de ações de emissão da Braskem atualmente. 

A proposta está, ainda, condicionada à realização de uma auditoria confirmatória de certas premissas e à implementação de uma série de condições precedentes, dentre elas o não exercício pela Petrobras do seu direito de preferência ou seu direito de tag along. 

A Novonor informou que avaliará os termos e condições da proposta em conjunto com as instituições financeiras detentoras da alienação fiduciária das ações da Braskem de propriedade da Novonor, assim como tem feito com as demais ofertas. 

“Não há qualquer decisão, mesmo que preliminar, tomada a respeito da proposta”, explicou a Novonor. 

 

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/CdnKkvmMKhY4B9xeJukh4W

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/Bur209OG3118w78T4mz7LY

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx

 

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Atualização: Petrobras salta e ajuda Ibovespa; veja os destaques corporativos

  Publicado às 13h53   Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras,…

22 de novembro de 2024

BDR: dividendo da Nvidia, Chubb, Northrop Grumman e da Air Products

  Publicado às 13h35   Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…

22 de novembro de 2024

Porto (PSSA3) paga em 28/11 saldo restante de provento aprovado em assembleia

  Publicado às 13h09   A Porto (PSSA3) informou nesta sexta-feira, 22, que, em continuidade…

22 de novembro de 2024

Rápidas: Petrobras, Banco do Brasil, Vale, JBS, CBA, Pine, Irani, Moura Dubeux, Dexxos

Publicado às 11h10   Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras, o…

22 de novembro de 2024

JBS (JBSS3) e Nigéria assinam acordo para investir em segurança alimentar e desenvolver cadeias produtivas sustentáveis

  Publicado às 9h51   A JBS (JBSS3) assinou na quinta-feira, 21, um memorando de…

22 de novembro de 2024

Ibovespa futuro, dólar, ADRs da Petrobras em alta em NY e outros destaques corporativos

    Publicado às 9h10 Atualizado às 9h57   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDZ24…

22 de novembro de 2024