Não deixe de ler

Embraer e Força Aérea Brasileira iniciam trabalhos visando atualização tecnológica da frota de A-29 Super Tucano

 

Publicado às 22h53

 

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram nesta segunda-feira, 19, durante a 54ª edição do Paris Air Show International, que deram início aos estudos para atualização tecnológica conhecida como midlife upgrade (MLU) das aeronaves A29 Super Tucano.

Desenvolvida para atender aos exigentes requisitos da FAB, atualmente a aeronave A-29 é utilizada no território brasileiro em missões de treinamento, interceptação aérea e vigilância, além de ser usada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), a famosa “Esquadrilha da Fumaça”.

“A FAB poderá contar com uma extensa lista de atualizações já implementadas ao longo da vida da aeronave, que mantiveram a plataforma tecnologicamente atualizada sem impactar o baixo custo operacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“E caso a FAB avalie, durante os estudos, a necessidade de novas funcionalidade e capacidades ainda não desenvolvidas, a Embraer pode desenvolver e implementar sob demanda.”

“Desde sua entrada em operação na Força Aérea Brasileira, o A-29 tem desempenhado com excelência as diversas missões para as quais foi designado. A atualização proposta deverá permitir à Força Aérea manter a plataforma moderna e ampliar o uso operacional dessa versátil e extremamente confiável aeronave por muitos anos à frente”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Exemplos de atualizações e evoluções já aplicadas ao produto, e que poderão beneficiar a FAB, são encontrados no sistema aviônico de quinta geração com capacidade de expansão, sistemas de navegação e comunicação, na ampliação da gama de armamentos, nos sensores de vigilância e de autoproteção da aeronave, além do aumento da consciência situacional com melhorias na interface homem-máquina.

Atualmente a FAB possui uma frota de 60 aeronaves A-29, operando em cinco esquadrões diferentes, com mais de 325 mil de horas de voo.

Com mais de 260 unidades entregues em todo o mundo, a aeronave já foi selecionada por mais de 15 forças aéreas, incluindo a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Extremamente versátil, o A-29 pode realizar uma ampla gama de missões, incluindo ataque leve, vigilância e interceptação aérea e contra-insurgência.

Robusto e versátil, o A-29 tem a capacidade de operar a partir de pistas remotas e não pavimentadas em bases operacionais avançadas com pouco apoio logístico, tudo isso aliado a baixos custos operacionais e alta disponibilidade.

Além das funções de combate, a aeronave é amplamente utilizada como treinador avançado. Sua capacidade de simular missões de combate e fazer upload e download de dados de voo o tornaram uma plataforma de treinamento altamente eficaz.

 

Published by
Redação
Tags: Embr3Embraer

Recent Posts

Petrobras: produção de petróleo e gás cresce 3,7% no trimestre

  Publicado às 22h53   A produção média de óleo, líquido de gás natural (LGN)…

29 de abril de 2024

Lucro da Isa Cteep, Copasa, Kepler Weber e proventos de várias companhias

  Publicado às 21h49   Notícias corporativas Lucro líquido da Isa Cteep sobe 33,7% no…

29 de abril de 2024

Dividendo da SLC, Vivara, Wiz, CSU, Mahle Metal, Ouro Fino

  Publicado às 21h18   Assembleia da MAHLE Metal (LEVE3) aprova dividendo adicional A MAHLE…

29 de abril de 2024

Lucro líquido da Copasa sobe 4,1% no 1T24

Publicado às 21h10   A Copasa (CSMG3) divulgou, na noite desta segunda-feira, 29, o resultado…

29 de abril de 2024

Kepler Weber registra 2% de alta no lucro líquido no 1T24

  Publicado às 21h06   A Kepler Weber (KEPL3) divulgou, na noite desta segunda-feira, 29,…

29 de abril de 2024

Lucro líquido da Isa Cteep sobe 33,7% no 1T24

Publicado às 21h03   A Isa Cteep (TRPL4) divulgou, na noite desta segunda-feira, 29, o…

29 de abril de 2024