Oncoclínicas (ONCO3) compra participação da Unimed-Rio em centros de tratamento de câncer
Publicado às 22h05
A Oncoclínicas (ONCO3) informou na noite desta quinta-feira, 18, que comprou, por R$ 350 milhões, a participação da Unimed-Rio no Centro de Excelência Oncológica (Ceon), e 49,99% do capital social da Pontus Participações, holding detentora de 100% do Hospital Marcos Moraes (HMM), um dos cancer centers da companhia na cidade do Rio de Janeiro.
A Oncoclínicas e a Unimed-Rio mantinham uma joint venture desde 2013.
Após a consumação da transação, a Oncoclínicas passará a indiretamente deter 100% do capital social da Ceon e do HMM.
O pagamento pela aquisição será feito mediante uma combinação de compensação parcial do saldo de recebíveis devidos pela Unimed-Rio e detidos pela companhia e dinheiro, utilizando recursos próprios, a ser desembolsado em 3 parcelas anuais, pagas a partir da data de fechamento da transação, sendo a primeira na data do fechamento.
Concomitantemente à aquisição dos ativos, a Oncoclínicas e a Unimed-Rio celebrarão, na data de fechamento da transação, uma extensão por 3 anos adicionais, até o prazo final de 25 anos, do acordo de parceria existente entre CEON e Unimed-Rio e a assinatura de um Instrumento Particular de Cessão Fiduciária de Recebíveis da Unimed-Rio em favor da Oncoclínicas , a vigorar até a data final do acordo de parceria.
A transação, uma vez concluída, permitirá à Oncoclínicas reduzir a participação minoritária em seus resultados e avançar em sua agenda de otimização da estrutura fiscal, na medida em que passará a deter indiretamente 100% de mais duas subsidiárias operacionais.
O fechamento da transação está sujeito à verificação de condições precedentes usuais para transações dessa natureza, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).