Braskem (BRKM5) esclarece notícia na imprensa

16 de maio de 2023 Por Redação

 

Publicado às 18h47

 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pediu à Braskem (BRKM5) explicações sobre a notícia veiculada no último dia 12 de maio no jornal Folha de São Paulo sob o título: “Controladores da Braskem reprovam oferta de árabes”.

Na matéria consta a informação de que a oferta de compra da Braskem feita pelo fundo Apollo e a estatal árabe Adnoc não passou pelo crivo da Novonor (ex-Odebrecht) e tampouco pela cúpula da Petrobras. 

Ainda segundo o jornal, os acionistas já enviaram recados para os árabes e para o fundo Apollo que avaliam outras possibilidades. 

Em um comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira, 16, Braskem explicou que não conduz eventuais negociações de seu acionista controlador Novonor sobre a venda da sua participação acionária.

A petroquímica disse que questionou a Novonor. A antiga Odebrecht respondeu que desde suas últimas manifestações e até o presente momento, “não recebeu qualquer proposta de potenciais interessados que implique em evolução material ou vinculante nas discussões que vem mantendo junto aos Bancos detentores da Alienação Fiduciária de sua participação indireta na Braskem”. 

Aumento do seguro garantia

A Braskem se manifestou também sobre a notícia do jornal O Globo veiculada no último dia 12 de maio.

Segundo o jornal, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou que a Braskem complemente em 30% o seguro-garantia estipulado para suspender o bloqueio de cerca de R$ 1,1 bilhão de suas contas. 

A matéria reportou que a obstrução havia sido imposta para garantir o pagamento de indenização ao estado em razão dos prejuízos causados pelo afundamento do solo em Maceió, resultado da mineração de sal-gema da petroquímica. 

A esse respeito, a Braskem informou que apenas na última segunda-feira, 15, foi intimada da decisão para complemento de 30% do seguro garantia, cujo valor “não é material para a companhia, mas avaliará e tomará as medidas pertinentes nos prazos legais aplicáveis”, afirmou.

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/EoQU0pISEEz8bfJ8CacGm4

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/Bur209OG3118w78T4mz7LY

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx