Tupy anuncia parcerias com fabricantes de caminhões e picapes 

22 de março de 2023 Por Redação

 

Publicado às 23h07

 

A Tupy (TUPY3) informou, após o fechamento do mercado nesta terça, 21, sobre novas parcerias com fabricantes de caminhões Classe 8, no mercado norte-americano, e de picapes para a América do Sul. 

Trata-se do fornecimento de novas gerações de blocos e cabeçotes de motor, contemplando, além da fundição, usinagem e pré-montagem, que são alguns dos serviços que integram os contratos de manufatura gerenciados pela companhia. 

“Estas iniciativas refletem a estratégia de oferta de produtos de maior valor agregado, que será impulsionada pelo portfólio da MWM Tupy do Brasil, bem como movimentos de localização da produção, que ocorrem na América do Norte, devido ao USMCA, mas também no Brasil e região”, explicou a Tupy. 

O USMCA é o tratado de livre comércio entre Estados Unidos, Canadá e México que moderniza o antigo acordo, chamado Nafta.

Os novos contratos têm duração inicial de 8 anos e sua produção deve começar gradualmente, a partir de 2024. 

Segundo a companhia, a estimativa é que, quando alcançarem todo o potencial contratado, gerem receitas adicionais de R$ 650 milhões por ano. 

A Tupy destacou que essas novas parcerias aumentam a participação da companhia no mercado de caminhões pesados (Classe 8), segmento com alto volume e grande resiliência. 

Além disso, a adição destes novos itens à carteira da Tupy demonstram o impacto positivo do USMCA – novo tratado de livre comércio firmado por Estados Unidos, México e Canadá – para a Tupy. 

“Esses produtos, anteriormente fornecidos a partir de outras regiões, serão fabricados nas plantas da Tupy no México e, assim, atenderão exigências de conteúdo regional”, explicou, destacando que esta é uma boa solução para clientes que buscam localizar sua base de fornecedores mais próxima de seus mercados (nearshoring). 

Da mesma forma, as operações no Brasil atenderão à demanda de blocos de motor usinados e pré-montados para líderes do mercado local de picapes, que, atualmente, são abastecidas por motores de outras regiões. Os produtos e serviços contemplados nestes contratos serão produzidos nas plantas da Tupy no México e no Brasil. Para isso, nos próximos três anos, devem ser investidos cerca de R$ 340 milhões a fim de preparar e expandir nossas operações para atenderem à crescente demanda por serviços de alto valor agregado. Este valor inclui investimentos em novas tecnologias para acelerar a transformação digital das operações.

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/BDbKPn6hSpK6MrojOEG0cL

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx