Gerdau (GGBR4) conclui operação entre Gerdau Next e Newave Energia

15 de março de 2023 Por Redação

 

Publicado às 18h48

 

A Gerdau (GGBR4) informou após o fechamento do mercado nesta quarta-feira, 15, que ocorreu o fechamento da operação entre a Gerdau Next e o Fundo Newave Energia I Advisory Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia NW Capital.

A transação visa a subscrição de participação societária no capital social da Newave Energia pela Gerdau Next e pelo NW Capital, nas proporções de 33,33% e 66,67%, respectivamente.

A Gerdau informou ainda a aquisição de 30% da energia gerada pelos projetos de geração de energia detidos direta ou indiretamente pela Newave e suas controladas, em regime de autoprodução. 

Nesta primeira fase da operação, a Gerdau Next subscreveu R$ 500 milhões, que deverão ser integralizados no prazo de até 18 meses, conforme chamadas de capital e desde que atendidas as condições relativas aos aportes de capital acordadas com a Newave. 

“A operação visa gerar maior competitividade no custo dos negócios do aço e dotar o suprimento com energia limpa para a companhia buscando o atingimento das metas de redução de emissões de carbono”, explicou a Gerdau. 

Em novembro do ano passado, a Gerdau fechou uma parceria com Fundo Newave para investir até R$ 1,5 bilhão em energia solar e eólica.

A siderúrgica explicou à época que sua controlada Gerdau Next e o Fundo assinaram com a Newave Energia instrumentos vinculantes para subscrição de participação societária no capital social da Newave.