Publicado às 16h27
Atualizado às 16h58 com valor da operação
O UBS, cujo ticker do BDR na B3 é UBSG34, confirmou na tarde deste domingo, 19, a aquisição do Credit Suisse (BDR: C1SU34). O valor da operação é de 3,2 bilhões de dólares.
A informação havia sido divulgada mais cedo por agências de notícias.
Essa aquisição foi possível com o apoio do governo federal suíço, a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA) e o Banco Nacional da Suíça (SNB).
“Com a aquisição do Credit Suisse pelo UBS, foi encontrada uma solução para garantir a segurança financeira, estabilidade e proteger a economia suíça nesta situação excepcional”, afirmou em um comunicado o Banco Nacional da Suíça.
Com base na Portaria de Emergência do Conselho Federal, o Credit Suisse e o UBS podem obter um empréstimo de assistência de liquidez com status de credor privilegiado em caso de falência. O valor total é de até 100 bilhões de francos, o equivalente a 108 bilhões de dólares.
Além disso, e com base na Portaria de Emergência do Conselho Federal, o SNB pode conceder ao Credit Suisse um empréstimo de assistência de liquidez de até 100 bilhões de francos.
Segundo o SNB, a provisão substancial de liquidez garantirá que ambos os bancos tenham acesso aos recursos necessários de liquidez.
“Ao fornecer assistência de liquidez substancial, o SNB está cumprindo seu mandato de contribuir para a estabilidade do sistema financeiro, e continua a trabalhar em estreita colaboração com o
governo federal e FINMA para este fim”, destacou o comunicado.
As ações do Credit Suisse tiveram uma semana de forte volatilidade e grandes perdas. A instituição enfrentava uma crise que se arrastava há vários meses.
O caso levou o mercado a temer uma crise sistêmica envolvendo os bancos europeus e ocorre após a quebra do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, nos Estados Unidos, o que elevou ainda mais a aversão ao risco nos últimos dias.
O “Financial Times” havia informado que o UBS Group estava disposto a pagar até 1 bilhão de dólares pelo Credit Suisse. Diante da recusa do banco suíço, elevou a proposta para 2 bilhões de dólares.
No Whatsapp:
Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/BDbKPn6hSpK6MrojOEG0cL
Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:
https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh
No Telegram
Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…