Publicado às 16h27
Atualizado às 16h58 com valor da operação
O UBS, cujo ticker do BDR na B3 é UBSG34, confirmou na tarde deste domingo, 19, a aquisição do Credit Suisse (BDR: C1SU34). O valor da operação é de 3,2 bilhões de dólares.
A informação havia sido divulgada mais cedo por agências de notícias.
Essa aquisição foi possível com o apoio do governo federal suíço, a Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (FINMA) e o Banco Nacional da Suíça (SNB).
“Com a aquisição do Credit Suisse pelo UBS, foi encontrada uma solução para garantir a segurança financeira, estabilidade e proteger a economia suíça nesta situação excepcional”, afirmou em um comunicado o Banco Nacional da Suíça.
Com base na Portaria de Emergência do Conselho Federal, o Credit Suisse e o UBS podem obter um empréstimo de assistência de liquidez com status de credor privilegiado em caso de falência. O valor total é de até 100 bilhões de francos, o equivalente a 108 bilhões de dólares.
Além disso, e com base na Portaria de Emergência do Conselho Federal, o SNB pode conceder ao Credit Suisse um empréstimo de assistência de liquidez de até 100 bilhões de francos.
Segundo o SNB, a provisão substancial de liquidez garantirá que ambos os bancos tenham acesso aos recursos necessários de liquidez.
“Ao fornecer assistência de liquidez substancial, o SNB está cumprindo seu mandato de contribuir para a estabilidade do sistema financeiro, e continua a trabalhar em estreita colaboração com o
governo federal e FINMA para este fim”, destacou o comunicado.
As ações do Credit Suisse tiveram uma semana de forte volatilidade e grandes perdas. A instituição enfrentava uma crise que se arrastava há vários meses.
O caso levou o mercado a temer uma crise sistêmica envolvendo os bancos europeus e ocorre após a quebra do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, nos Estados Unidos, o que elevou ainda mais a aversão ao risco nos últimos dias.
O “Financial Times” havia informado que o UBS Group estava disposto a pagar até 1 bilhão de dólares pelo Credit Suisse. Diante da recusa do banco suíço, elevou a proposta para 2 bilhões de dólares.
No Whatsapp:
Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/BDbKPn6hSpK6MrojOEG0cL
Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:
https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh
No Telegram
Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras,…
Publicado às 13h35 Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…
Publicado às 13h09 A Porto (PSSA3) informou nesta sexta-feira, 22, que, em continuidade…
Publicado às 11h10 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras, o…
Publicado às 9h51 A JBS (JBSS3) assinou na quinta-feira, 21, um memorando de…