Publicado às 9h50
Duas ações foram ajuizadas contra a Braskem (BRKM5). Uma é a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas. A outra, é uma ação ajuizada pelo Estado de Alagoas.
A informação foi divulgada pela petroquímica nesta terça-feira, 7, em um comunicado ao mercado.
Ambas são no âmbito do que a Braskem chama de “evento geológico” em Alagoas, o afundamento do solo na capital, que foi associado à extração de sal-gema pela companhia.
Na ACP, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas pleiteia medidas relacionadas à região dos Flexais, incluindo o cadastramento dos moradores desta região para que estes possam optar pela realocação através do Programa de Realocação e Compensação Financeira da companhia.
Também pede uma indenização no valor de R$ 1,7 bilhão a título de danos morais e materiais supostamente devidos aos moradores desta região, com pedido, em caráter subsidiário, de bloqueio judicial do referido montante.
“A esse respeito a companhia reitera que, no dia 26 de outubro de 2022, foi homologado pelo juízo da 3ª Vara Federal de Maceió, o Termo de Acordo para Implementação de Medidas Socioeconômicas Destinadas à Requalificação da Área do Flexal (Acordo Flexais) celebrado pela companhia com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União e Município de Maceió para adoção de ações de requalificação na referida região; e pagamento de compensação ao Município de Maceió e indenizações aos moradores desta localidade”, afirmou a Braskem.
A empresa destacou que os valores estimados do desembolso para execução das obrigações definidas no Acordo Flexais já se encontram provisionados.
Já na ação ajuizada pelo Estado de Alagoas contra a Braskem, o Estado de Alagoas pleiteia a reparação por alegados danos causados ao Estado, incluindo perda de receitas tributárias e perdas de imóveis localizados na área de risco.
Em caráter liminar, o Estado de Alagoas solicita o bloqueio judicial no montante de R$ 1 bilhão a título de garantia pela reparação pelos danos patrimoniais materiais supostamente sofridos pela Administração Pública Estadual.
“A esse respeito, a companhia informa que não foi intimada nos autos da referida ação, mas avaliará e tomará as medidas pertinentes nos prazos legais aplicáveis”, ressaltou a Braskem no comunicado.
No Whatsapp:
Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK
Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:
https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh
No Telegram
Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx
Publicado às 13h53 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras,…
Publicado às 13h35 Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…
Publicado às 13h09 A Porto (PSSA3) informou nesta sexta-feira, 22, que, em continuidade…
Publicado às 11h10 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras, o…
Publicado às 9h51 A JBS (JBSS3) assinou na quinta-feira, 21, um memorando de…
Publicado às 9h10 Atualizado às 9h57 Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDZ24…