Publicado às 9h50
Duas ações foram ajuizadas contra a Braskem (BRKM5). Uma é a Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas. A outra, é uma ação ajuizada pelo Estado de Alagoas.
A informação foi divulgada pela petroquímica nesta terça-feira, 7, em um comunicado ao mercado.
Ambas são no âmbito do que a Braskem chama de “evento geológico” em Alagoas, o afundamento do solo na capital, que foi associado à extração de sal-gema pela companhia.
Na ACP, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas pleiteia medidas relacionadas à região dos Flexais, incluindo o cadastramento dos moradores desta região para que estes possam optar pela realocação através do Programa de Realocação e Compensação Financeira da companhia.
Também pede uma indenização no valor de R$ 1,7 bilhão a título de danos morais e materiais supostamente devidos aos moradores desta região, com pedido, em caráter subsidiário, de bloqueio judicial do referido montante.
“A esse respeito a companhia reitera que, no dia 26 de outubro de 2022, foi homologado pelo juízo da 3ª Vara Federal de Maceió, o Termo de Acordo para Implementação de Medidas Socioeconômicas Destinadas à Requalificação da Área do Flexal (Acordo Flexais) celebrado pela companhia com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União e Município de Maceió para adoção de ações de requalificação na referida região; e pagamento de compensação ao Município de Maceió e indenizações aos moradores desta localidade”, afirmou a Braskem.
A empresa destacou que os valores estimados do desembolso para execução das obrigações definidas no Acordo Flexais já se encontram provisionados.
Já na ação ajuizada pelo Estado de Alagoas contra a Braskem, o Estado de Alagoas pleiteia a reparação por alegados danos causados ao Estado, incluindo perda de receitas tributárias e perdas de imóveis localizados na área de risco.
Em caráter liminar, o Estado de Alagoas solicita o bloqueio judicial no montante de R$ 1 bilhão a título de garantia pela reparação pelos danos patrimoniais materiais supostamente sofridos pela Administração Pública Estadual.
“A esse respeito, a companhia informa que não foi intimada nos autos da referida ação, mas avaliará e tomará as medidas pertinentes nos prazos legais aplicáveis”, ressaltou a Braskem no comunicado.
No Whatsapp:
Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/LF2GnV6Nesv7cxtrEd3gyK
Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:
https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh
No Telegram
Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…