Cemig tem interesse na prorrogação da concessão da UHE Sá Carvalho
A Cemig (CMIG4) informou na noite desta sexta, 17, que manifestou interesse em prorrogar por mais 30 anos a concessão para operar a usina hidrelétrica (UHE) Sá Carvalho.
Para garantir seu direito de pleitear nova outorga de concessão, a Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT), subsidiária da Cemig, protocolou a manifestação de interesse mediante transferência de controle acionário da sua subsidiária integral Sa Carvalho.
“A Cemig GT reitera que, essa manifestação de interesse tem como único objetivo, assegurar seu direito na eventual prorrogação do contrato de concessão nº 01/2004, por até 30 (trinta) anos, a critério do poder concedente, após a requerida realização do processo de transferência de controle acionário, nos termos da legislação vigente, que ainda possui premissas pendentes de definição pelo Ministério de Minas e Energia”, destacou a estatal mineira em um fato relevante.
A Cemig informou ainda que qualquer decisão efetiva sobre o tema somente ocorrerá após a divulgação pelo Ministério de Minas e Energia de todas as condições para a prorrogação da concessão, que deverão ser submetidas à deliberação dos órgãos de governança da companhia.
A UHE Sá Carvalho tem potência instalada de 78 MW e a energia que gera é destinada ao serviço público.