Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

22 de janeiro de 2023 Por Redação

 

Atualizado às 22h55

 

Eventos no radar do mercado na semana:

Prévia da inflação

Na terça-feira, às 9h, vai ser divulgado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA-15, conhecido como a prévia da inflação oficial. Será referente a janeiro. Esse dado pode impactar principalmente papéis de empresas do setor de varejo e tecnologia.

Feriado na China

Os mercados estarão fechados na China devido ao feriado do ano novo lunar chinês. As bolsas locais do gigante asiático não irão operar. A China é um importante mercado para as mineradoras, incluindo a Vale (VALE3). 

Teto da dívida dos Estados Unidos

Um impasse político nos Estados Unidos concentra as atenções de analistas e investidores porque pode paralisar o governo federal. O Congresso americano precisa alterar o valor do teto da dívida para evitar uma crise fiscal: quando o limite do endividamento é alcançado, o que deve ocorrer ainda esta semana, o governo não tem mais permissão para tomar empréstimos. 

O problema é que há um impasse entre os republicanos, que controlam a Câmara dos Deputados, e os democratas para um acordo.

PIB dos EUA

Na quinta-feira será divulgada, às 10h30, a primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos. O dado será referente ao quarto trimestre de 2022. O consenso dos analistas ouvidos pela Refinitiv aponta para um crescimento de 2,6%.

Balanços corporativos nos EUA

A Microsoft divulga seus resultados trimestrais na próxima terça-feira. Na quarta-feira a Tesla apresenta o balanço. 

Temporada de resultados no Brasil

A temporada de resultados corporativos começa esta semana no Brasil. A Cielo (CIEL3) divulga o balanço do quarto trimestre de 2022 (4T22) na quinta-feira, 26, após o fechamento do mercado.

Política e economia

O pacote de ajuste fiscal do Ministério da Fazenda e a reforma tributária devem voltar ao radar do mercado após Fernando Haddad retornar da Suíça, onde participou do Fórum Econômico Mundial. 

Também começa a concentrar as atenções dos analistas o nome que vai substituir  Bruno Serra na Diretoria de Política Monetária do Banco Central. O mandato dele encerra em 28 de fevereiro. A substituição ocorre após o presidente Lula criticar a autonomia do Banco Central e a meta de inflação, o que pesou negativamente no mercado na semana passada.

Notícias corporativas:

Lemann, Telles e Sicupira se manifestam pela primeira vez sobre rombo na Americanas

O trio de empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, chamados de acionistas de referência da Americanas (AMER3), emitiram uma nota pública neste domingo, 22, na qual se manifestam pela primeira vez sobre o rombo contábil que levou a varejista a pedir recuperação judicial. 

O trio destaca que jamais teve conhecimento do rombo e que nunca admitiria manobras ou dissimulações contábeis na empresa. 

“Nossa atuação sempre foi pautada, ao longo de décadas, por rigor ético e legal. Isso foi determinante para a posição que alcançamos em toda uma vida dedicada ao empreendedorismo, gerando empregos, construindo negócios e contribuindo para o desenvolvimento do país”.

Os empresários também mencionam a PwC, responsável pela auditoria da Americanas. 

“Contávamos com uma das maiores e mais conceituadas empresas de auditoria independente do mundo, a PwC. Ela, por sua vez, fez uso regular de cartas de circularização, utilizadas para confirmar as informações contábeis da Americanas com fontes externas, incluindo os bancos que mantinham operações com a empresa. Nem essas instituições financeiras nem a PwC jamais denunciaram qualquer irregularidade”.

Cinco unidades da Marfrig (MRFG3) habilitadas para exportação 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) notificou a Marfrig (MRFG3) sobre novas habilitações de suas plantas para exportação de carne bovina in natura e produtos industrializados.

A informação foi divulgada pela Marfrig na noite de sexta-feira pela companhia.

A companhia obteve habilitação para exportar carne bovina in natura para a República da Indonésia de três plantas: Chupinguaia (Roraima), Promissão (São Paulo) e Tangará da Serra (Mato Grosso).

Também obteve habilitação para exportar carne bovina in natura para a República de Singapura de uma planta, localizada em Bagé, no Rio Grande do Sul.

Conseguiu ainda habilitação para exportar produtos industrializados para o Canadá a partir da Unidade de Industrializados de Várzea Grande, no Mato Grosso.

Presidente do BB é eleita para o CA; Marco Geovanne da Silva é indicado como CFO

O Banco do Brasil (BBAS3) informou que seu conselho de administração (CA) nomeou Tarciana Medeiros, presidente do BB, como membro do conselho de administração.

O banco estatal divulgou também que Marco Geovanne Tobias da Silva foi indicado para ocupar o cargo de Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores.

Marco foi funcionário de carreira do Banco do Brasil por 23 anos (1987 a 2010).

Foi Vice-Presidente do Bank of America no Brasil de 2015 a 2022, atuando em negócios para os mercados de M&A, Dívida e Ações, e Diretor de Participações na Previ de 2010 a 2015.

No BB, foi Gerente Geral de Relações com Investidores de 1999 a 2010, sendo premiado como Melhor Profissional de Relações com Investidores pela IR Magazine.

Também foi presidente do Conselho de Administração da Neoenergia (2011 a 2015) e membro do Conselho de Administração da Vale (2011 a 2015).

A indicação está em processo de aprovação nas instâncias competentes de governança.

Rumo (RAIL3) retoma operações da Malha Paulista após finalizar obras

A Rumo (RAIL3) informou na noite de sexta, 20, que foram concluídas as obras no trecho ferroviário da Malha Paulista no município de São Carlos. Portanto, foram retomadas as operações.

Na semana passada, a Rumo divulgou que fortes chuvas a obrigaram a interditar um trecho de sua malha na região. O objetivo foi realizar obras de segurança em um córrego que cruza a via férrea.

Sérgio Rial renuncia à presidência do conselho de administração do Santander Brasil (SANB11)

O Santander Brasil (SANB11) informou por meio de um fato relevante na noite de sexta-feira, 20, que Sérgio Rial renunciou ao cargo de presidente do conselho de administração.

O executivo também renunciou aos cargos no comitês de assessoramento do conselho que até então integrava.

Deborah Stern Vieitas, vice-presidente do conselho de administração, assumirá suas funções até a data da próxima assembleia geral ordinária do banco, agendada para 28 de abril, permanecendo seu cargo inalterado.

Rial foi presidente-executivo do Santander Brasil até o fim de 2021.

O executivo também deixou o comando da Americanas (AMER3), no começo deste mês, depois de revelar um rombo contábil que levou a varejista a pedir recuperação judicial.

Banco Pine (PINE4) aprova o pagamento de juros sobre o capital

O conselho de administração do Banco Pine (PINE4) aprovou a distribuição de juros sobre o capital próprio referente ao exercício de 2022 no valor bruto total de R$ 11.475.392,83.

A informação foi divulgada na sexta-feira, 20, após o fechamento do mercado.

Essa quantia representa o valor bruto de R$ 0,0615496596 por cada ação ordinária e cada ação preferencial.

O crédito dos juros sobre o capital próprio ocorrerá em 08 de fevereiro de 2023 e considerará a posição acionária do dia 30 de janeiro de 2023.

A partir de 31 de janeiro de 2023 (inclusive), as ações de emissão serão negociadas “ex” direitos a juros sobre capital próprio.

Estudo de ações da Bolsa

Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Cmin3, Petr4, Prio3, Rrrp3, Ggbr4, Goau4,Csna3, Usim5, Bbas3, Itsa4, Trpl4 e Mrfg3.O vídeo foi gravado com base no fechamento do pregão no dia 20, última sexta-feira. Acesse o vídeo aqui.

 

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/Il0M9Kg6ZjPHN6sFZ66sqs

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:https://chat.whatsapp.com/CNFNpeA3v2CFRqJIDZ9YR6

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx