MANCHETE SECUNDÁRIA

Eucatex (EUCA4) faz acordo para encerrar processos e terá BTG como sócio

 

Publicado às 21h11

 

A Eucatex (EUCA3, EUCA4) anunciou na noite desta terça-feira, 24, um acordo para encerrar processos envolvendo a família Maluf. A companhia divulgou ainda que terá o BTG Pactual (BPAC11) como sócio.

Em um fato relevante a Eucatex informou que assinou o Termo de Autocomposição junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), município de São Paulo e Banco BTG Pactual.

De acordo com o Termo, o MPSP e o município concordaram em excluir a companhia do polo passivo de uma ação civil pública que tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo e da ação cautelar em curso na 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo; bem como em extinguir todas as medidas constritivas e restritivas impostas à companhia no âmbito e em decorrência de tais processos, inclusive de indisponibilidade de bens; e não ajuizar nem apoiar novas demandas em face da companhia por fatos conexos à ação civil pública ou à ação cautelar. 

Em contrapartida, a Eucatex comprometeu-se a pagar ao município o valor de US$ 7.238.095,00.

O Termo de Autocomposição será protocolado perante a 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital e passará a gerar efeitos a partir do trânsito em julgado da sentença homologatória, resultando também na regularização das ações da companhia (anteriormente bloqueadas no âmbito da ação civil pública e da ação cautelar) detidas por Kildare Realisations Limited e Macdoel Realisations Limited (acionistas vendedores”), acionistas minoritários da companhia e que já se encontravam em processo de liquidação judicial nas Ilhas Virgens Britânicas desde 2017. 

Ainda segundo a Eucatex, concomitantemente à celebração do Termo de Autocomposição, uma sociedade indiretamente controlada pelo BTG Pactual (investidora) e o BTG Pactual celebraram um “Asset Purchase Agreement and Other Covenants” (APA), por meio do qual, sujeito a determinadas condições, a investidora se comprometeu, entre outras matérias, a adquirir as ações emitidas pela Eucatex anteriormente detidas pelos acionistas vendedores. 

Em razão do APA, a investidora adquirirá um percentual de aproximadamente 13% do capital total da companhia em ações ordinárias e cerca de 38% do capital da companhia em ações preferenciais. 

Concomitantemente, a investidora celebrou nesta data junto aos acionistas integrantes do grupo de controle da Eucatex (acionistas controladores) um acordo de acionistas que estabelece, dentre outros, o direito da investidora indicar um membro do conselho de administração da companhia; e determinadas matérias relativas à proteção patrimonial da investidora cuja aprovação estará sujeita ao voto favorável investidora em reunião prévia (acordo de acionistas). 

Os acionistas controladores, a investidora e o BTG Pactual buscarão, ainda, mediante a consumação do fechamento das operações, realizar a migração da companhia para o segmento especial de listagem da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, denominado de “Nível 2”. 

Os acionistas controladores concordaram em aumentar a participação societária mediante aquisição de parcela das ações adquiridas pela investidora em razão do APA, representativas de cerca de 13% do capital total da companhia em ações ordinárias e cerca de 5% do capital total da companhia em ações preferenciais, de modo que a investidora, por sua vez, permanecerá detentora exclusivamente de ações preferenciais de emissão da Eucatex (com exceção de 1 ação ordinária, que será mantida pela investidora), as quais serão representativas de cerca de 33% do total das ações de emissão da companhia. 

O BTG Pactual não participará do controle da companhia, que não sofrerá alteração e continuará a ser exercido pelos acionistas controladores. 

“A administração entende que os acordos aqui descritos, concluídos após significativo empenho das partes envolvidas, serão extremamente positivos para a companhia que, além de sanear situações jurídicas conflituosas, caminha cada vez mais para aprimorar a sua gestão e alcançar melhor desempenho, crescimento, geração de valor, incremento na gestão e governança corporativa da companhia”, afirmou a Eucatex em um fato relevante. 

No Whatsapp: 

Para receber notícias gerais de companhias do Brasil (dividendos, fatos relevantes) entre pelo link: https://chat.whatsapp.com/Il0M9Kg6ZjPHN6sFZ66sqs

Para receber somente notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:https://chat.whatsapp.com/CNFNpeA3v2CFRqJIDZ9YR6

No Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo:https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx

 

Published by
Redação
Tags: euca4Eucatex

Recent Posts

CPFL Energia (CPFE3): assembleia aprova distribuição de R$ 3,1 bi em dividendos

Publicado às 22h51   A assembleia da CPFL Energia (CPFE3) aprovou nesta sexta-feira, 26, a…

26 de abril de 2024

Allos (ALOS3) confirma tratativas para possível aquisição de participação de 54% no Shopping Rio Sul

Publicado às 21h58   A Allos (ALOS3) confirmou na noite desta sexta-feira, 26, que está…

26 de abril de 2024

Dividendo da Yduqs, Eletromidia, Padtec, Veste, Mills

  Publicado às 20h38   Dividendo da Yduqs (YDUQ3) Acionistas da Yduqs (YDUQ3) reunidos em…

26 de abril de 2024

Assembleia da Irani (RANI3) aprova o pagamento de dividendo

  Publicado às 19h06   A assembleia da Irani (RANI3) realizada nesta sexta-feira, 26, aprovou…

26 de abril de 2024

Ibovespa fecha em +1,51%; na semana subiu 1,12%

    Publicado às 18h31   Ibovespa  O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira de…

26 de abril de 2024

Eletrobras (ELET3, ELET6): assembleia aprova pagamento de dividendos

  Publicado às 17h25    A Eletrobras (ELET3, ELET6) informou após o fechamento do mercado…

26 de abril de 2024