Cyrela (CYRE3) lança R$ 2,8 bilhões e vende R$ 2,6 bilhões no 4T22 

17 de janeiro de 2023 Por Redação

 

Publicado às 20h46

 

A Cyrela (CYRE3) divulgou a prévia de seus resultados operacionais do 4º trimestre (4T22) e do ano de 2022 nesta terça-feira, 17.

A companhia lançou 15 empreendimentos no trimestre totalizando um volume de R$ 2,821 bilhões, 10% superior ao realizado no 4T21 (R$ 2,555 bilhões) e 4% abaixo do 3T22 (R$ 2,928 bilhões). As permutas nos lançamentos foram R$ 372 milhões no 4T22 vs. R$ 65 milhões no 4T21 e R$ 145 milhões no 3T22. 

A participação da Cyrela nos lançamentos do trimestre atingiu 58%, sendo inferior à apresentada no 4T21 (94%) e no 3T22 (73%). 

Do VGV lançado no trimestre, 36% serão reconhecidos via consolidação e 64% via método de equivalência patrimonial. 

No ano, o VGV de lançamentos atingiu R$ 9,113 bilhões, sendo 28% maior que em 2021.

Ao se excluir as permutas, e tomando como base apenas o %CBR, o volume lançado no 4T22 foi de R$ 1,442 bilhão, 39% inferior ao mesmo período do ano anterior (R$ 2,351 bilhões no 4T21) e 29% abaixo do 3T22. 

Em 2022, os lançamentos foram de R$ 5,853 bilhões comparados a R$ 6,057 bilhões em 2021.

As vendas líquidas contratadas neste trimestre somaram R$ 2,691 bilhões, valor 71% superior ao registrado no 4T21 (R$ 1,575 bilhão) e 18% acima do 3T22 (R$ 2,286 bilhões). 

A participação da Cyrela nas vendas contratadas foi de 65% no 4T22, inferior aos 90% do mesmo trimestre do ano anterior e abaixo do 3T22 (79%). 

Em relação às demonstrações contábeis, 48% das vendas líquidas do trimestre serão reconhecidas via consolidação e 52% via método de equivalência patrimonial. 

No ano, as vendas contratadas atingiram R$ 7,911 bilhões, sendo 43% superior ao ano de 2021, e a participação Cyrela nas vendas foi de 77%, inferior ao percentual registrado no ano anterior.

Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 130 milhões se refere à venda de estoque pronto (5%), R$ 919 milhões à venda de estoque em construção (34%) e R$ 1,642 bilhão à venda de lançamentos (61%). 

Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamentos de 58,2% no trimestre. 

Segundo a companhia, esse indicador foi positivamente impactado pela venda de uma das torres do projeto Cyrela Eden Park by Dror em São Paulo, de apartamentos compactos, no valor de R$ 219 milhões (45% % Cia) e permutas no valor de R$ 372 milhões.

Os resultados operacionais apresentados estão sujeitos à revisão da auditoria.

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