BHP entra com pedido de contribuição contra Vale (VALE3) 

2 de dezembro de 2022 Por Redação

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

Publicado às 21h37

 

O Grupo BHP apresentou um pedido de contribuição contra a mineradora Vale (VALE3) em relação aos processos ingleses relativos ao rompimento da Barragem de Fundão, na cidade mineira de Mariana em 2015.

A barragem era da mineradora Samarco, uma joint venture da BHP e a Vale.

Em um comunicado enviado ao mercado na noite desta sexta-feira, 2, a Vale informou que a BHP Group Limited (BHP), a BHP e outra empresa do seu grupo foram demandadas como rés em uma ação coletiva por supostos danos perante o tribunal da Inglaterra e do País de Gales. 

A ação foi proposta em nome de pessoas físicas, jurídicas e municípios no Brasil supostamente afetados pelo rompimento da barragem de Fundão. 

Em conexão com a ação do Reino Unido, em 2 de dezembro de 2022, a BHP propôs uma medida de contribuição (contribution claim) contra a Vale. 

Se a BHP for condenada a pagar indenização aos reclamantes no processo inglês, a Vale deverá contribuir com qualquer valor devido.

“A companhia e seus consultores jurídicos considerarão cuidadosamente os detalhes da medida e apresentarão a sua resposta no tempo e modo adequados. No entanto, a Vale não admite que esteja sujeita à jurisdição do Tribunal inglês e pretende contestar essa jurisdição, bem como a responsabilidade alegada em conexão com a ação do Reino Unido”, afirmou a mineradora brasileira no comunicado. 

A Vale reafirmou seu compromisso de reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A mineradora brasileira destacou que até agora, mais de 403 mil pessoas foram indenizadas, com mais de 24,73 bilhões de reais destinados a ações realizadas pela Fundação Renova, uma fundação privada sem fins lucrativos, para desenvolver e implementar programas socioeconômicos e socioambientais para a reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento.

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/CtKNnfmUPfw0zXrJymukmQ

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/GdFaX9ASTLJ5OLp0V9kPAM

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx