A avaliação do BTG para o plano de investimento da Petrobras

5 de dezembro de 2022 Por Redação

 

 

Atualizado às 14h06

 

Em um relatório o BTG destaca que, depois de um ano em que a Petrobras devolveu grande parte de sua criação de valor aos acionistas por meio de resultados e dividendos recordes, a petroleira anunciou um novo Plano Estratégico (PE) de 5 anos.

O banco ressalta que o plano reforça o compromisso da administração em seguir o caminho que, sem dúvida, tornou a Petrobras uma das empresas mais lucrativas do setor. Os principais pilares são: desenvolver o pré-sal brasileiro; preservar um balanço enxuto; eficiência (baixos custos de extração); e segurança. 

Mas o time de analistas do BTG avalia que, embora a leitura geral seja muito positiva, os investidores pagarão muito pouco pela execução completa do novo PE.

No relatório, a equipe salienta que o governo recém-eleito tem criticado a atual estratégia de alocação de capital da Petrobras. 

“Isso sugere fortemente que revisões futuras são muito prováveis, e acreditamos que a abordagem da Petrobras para outros setores além do upstream mudará  significativamente, o que pode alterar substancialmente o risco-retorno, bem como o nível de retorno esperado no curto e médio prazo”, escreve o time de analistas.

O BTG explica que vê grandes chances de uma revisão do PE antes da revisão tradicional no final de cada ano fiscal. O banco observa duas principais mudanças potenciais: capex e dividendos. 

Os analistas do banco escrevem que ‘temem’ que a empresa possa mais uma vez se tornar um instrumento para os planos de crescimento econômico do governo. 

“Nosso cenário mais negativo ainda não se materializou e parte do ruído pode se dissipar, por isso achamos que múltiplos muito baixos não justificam ainda um rebaixamento para venda”, afirmam no relatório. 

O BTG tem recomendação “neutra” para a ação PETR4. O preço-alvo é de R$ 37,50.

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/CtKNnfmUPfw0zXrJymukmQ

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:

https://chat.whatsapp.com/GdFaX9ASTLJ5OLp0V9kPAM

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx