Investir em ouro: como começar nesse mercado

29 de novembro de 2022 Por Redação

 

 

Descubra as principais formas de investir em ouro atualizadas e saiba quais estratégias funcionam para esse mercado de investimentos.

Desvendando o mercado para investir em ouro

Um dos mais procurados metais preciosos do mundo, o ouro tem sido usado como fonte de reserva de dinheiro, principalmente em momentos de crise*1. Mas, com o surgimento da internet, tornou-se ainda mais fácil adquirir esse metal e vendê-lo ao longo do tempo buscando a valorização.

Cada país possui um valor específico para o ouro com base na taxa de câmbio e, ao investir em outro, o investidor está sujeito a conversão. Mas o que define o preço desse metal precioso? E como saber qual é o momento de investir nele? Fomos atrás dessas e de outras respostas para você.

Menu de navegação

O preço do ouro

Após ter sido descoberto, o ouro foi garimpado por muitos anos e atualmente está acessível graças aos desenvolvimentos da globalização. Com à internet, mais investidores puderam participar do mercado e souberam como investir em ouro em Portuguese ou outros países que também oferecem essa opção.

Mas, para saber como usar esse metal precioso como forma de investimento, é necessário que você entenda o que afeta o preço do ouro. E o elemento principal de tudo é a oferta e a demanda. Ou seja, o quanto as pessoas procurando essa opção para investir no mercado de negociação.

Porém, entender como investir em ouro vai muito além de simplesmente saber como o preço desse metal é obtido no mercado. É necessário entender como você pode comprar esse ativo, sem necessariamente ter que ir em uma loja e adquirir uma joia. Ou seja, descobrir quais plataformas estão disponíveis para negociar esta matéria-prima.

Plataformas online de negociação de ouro*2

Os brokers são plataformas digitais que permitem compra e venda de ouro no mercado de investimentos. E empresas desse ramo contam com um passo a passo simples para que seus clientes consigam comprar e vender suas posições nesse metal, sendo o trading realizado igual quem adquire ações, por exemplo.

É pelo broker que o cliente saberá onde e como investir em ouro. Pois, basta fazer seu cadastro na plataforma de sua confiança, e depois depositar recursos para estar com tudo preparado para fazer seu primeiro investimento e conseguir receber as suas recompensas ou suportar as suas perdas.

Os brokers permitem que você veja também gráficos, onde haverá o preço do ouro no mercado e você saberá se ele está com valorização ou possibilidade de queda, caso saiba fazer uma análise técnica com base em gráficos. Mas há também outros tipos de análises que precisam ser levadas em consideração.

Análise de preço do ouro

Antes de saber se vale a pena investir em ouro é importante entender como interpretar o ato de alocar dinheiro nesse metal. E, para isso, faz-se necessário que você veja se o gráfico do preço desse metal está em alta ou em baixo. Caso você abra sua conta no broker e veja o ativo gold, poderá analisar se o gráfico está subindo ou descendo.

Se o gráfico estiver crescendo, significa que o ouro está com uma tendência de alta para o longo prazo. Mas, caso a direção seja oposta, possivelmente há um excesso de oferta, o que faz com que o preço desse metal seja mais baixo do que o que ele custava ao longo dos anos mais recentes.

Para saber se é bom investir em ouro você precisa entender que alguns momentos fazem com que mais investidores busquem essa forma de investimento, a qual é mais sólida do que outras opções. Afinal, ele é um bem que tem elevado controle por parte dos órgãos internacionais, já que autoridades desejam aumentar suas reservas em metais preciosos sempre.

Eventos que impactam o preço do ouro*2

Existem algumas situações que impactam o preço dos metais preciosos, portanto, quem deseja fazer investimentos em ouro precisa conhecer alguns casos em que o valor desse ativo possa sofrer elevada valorização. E um deles ocorre justamente durante crises financeiras, onde esse metal é muito procurado.

No momento de crise os investidores procuram formas seguras de alocar seu dinheiro. E o ouro é considerada uma boaopção, já que, mesmo que diversas moedas se desvalorizem, o banco quebre, ou o mercado seja desaquecido, o ouro ficará lá, intacto, e servirá ainda de reserva com poder de negociação.

Portanto, ao alocar seu dinheiro em ouro, o investidor está assegurando que seu capital estará protegido de possíveis oscilações temporárias no mercado. Pois, por exemplo, caso você invista em ações, qualquer impacto na demanda por determinado produto ofertado pela empresa que você investiu, impactará diretamente na receita e, consequentemente, no lucro.

Outros eventos que também impactam o preço do ouro são:

  • Guerras: pois isso também tem impacto direto na economia de um país;
  • Regulamentação dos bancos centrais: o banco central de cada país pode definir políticas com relação ao ouro que impactam diretamente em seu preço e disponibilidade no mercado;
  • Demanda de mercado: caso joalherias e empresas do ramo de joias optem por investir massivamente, é possível que haja maior escassez desse produto para o consumidor final, o que fará com que ele tenha uma valorização.

Barras de ouro e moedas

Quando falamos em investir em ouro não estamos falando de fisicamente ir até uma loja e comprar esse metal precioso. Afinal, isso seria trabalhoso, custoso e você teria que, possivelmente, desembolsar muito mais recursos para efetuar sua compra do que usando à internet.

Você pode ter uma “posição em ouro”, o que consiste em comprar esse ativo no mercado de trading e guardá-lo em sua carteira visando valorização de preço ao longo dos anos. Essa é uma importante estratégia para diversificar seus investimentos e garantir que você tem participação nesse metal precioso.

Com o surgimento da internet, investir em ouro ficou muito mais acessível e simples. E é possível comprar apenas uma fração desse metal precioso, sem necessariamente ter que adquirir uma barra como investimento. Além disso, por ser diariamente procurada por diversos investidores, sua liquidez é boa. Ou seja, é fácil vendê-lo.

Estratégias para investir em ouro*3

O investidor de ouro precisará usar algumas estratégias para aumentar suas chances de sucesso com esse metal precioso. E a primeira delas parece uma premissa básica, mas faz toda diferença para que o investimento tenha hipóteses de ser bem sucedido. Portanto, certifique-se de segui-la diariamente, se possível.

A primeira estratégia para investir em ouro é acompanhar as notícias. Afinal, os principais meios de comunicação permitem que seja possível ver quais são as políticas econômicas que estão sendo adotadas pelos países, e entender também se guerras estão prestes a acontecer entre nações ou dentro de um mesmo país.

A situação da economia de um país como Estados Unidos, impacta totalmente outras nações. Afinal, os norte-americanos demandam muitos produtos de outras nações e, em caso de crise, a procura poderá reduzir-se drasticamente, o que exigirá uma reserva de ouro para usar como fundo de segurança.

É essencial também que você veja o ouro como uma estratégia para o longo prazo. Afinal, ações e outras opções são mais voltadas para o day trade, onde o investir compra e vende ativos no mesmo dia. Já os metais preciosos, como sofrem menos oscilação que outros ativos, são mais indicados para quem deseja mantê-los por certo tempo em carteira.

Teste suas estratégias

A melhor forma de descobrir como investir em ouro e saber qual estratégia funciona é testando seu conhecimento no mercado. Ou seja, abrir sua conta em um broker, fazer seu depósito, e depois acessar os metais preciosos disponíveis para adquirir sua posição e mantê-la pelo tempo que você pretende.

É importante que você conheça as taxas de negociação, mas é ainda melhor se você souber que o broker que você usa para negociar não tem comissão, o que reduz drasticamente o custo para compra e venda desse ativo. Portanto, use todas essas informações a seu favor e tenha a sua experiência para descobrir como esse mercado funciona.

Perguntas Frequentes

  • O ouro é um bom investimento?

Sim, principalmente em momentos de crise. Por ser um metal precioso negociado em todo o mundo e uma reserva de valor importante, o ouro é considerado uma boa opção para investidores que desejam diversificar.

  • O que é investir em ouro?

O investimento em ouro consiste na compra desse metal precioso no mercado. Graças aos brokers online, o investidor pode fazer isso sem necessariamente precisar adquirir uma barra fisicamente.

  • Qual é o método popular de investir em ouro?

Usando brokers online você tem ferramentas adequadas para comprar ouro sem necessariamente precisar ir até uma loja ou então sair de um local com uma barra em mãos.

  • O ouro é mais seguro que o dinheiro?

Cada moeda tem sua volatilidade e, dependendo do cenário econômico, muitos negociantes acreditam que o ouro é sim melhor opção do que o dinheiro. Na grande maioria dos casos, por ser visto como reserva de valor, esse metal precioso oscila menos que moedas como dólar e reais, por exemplo.

  • Qual é o retorno método do investimento em ouro?

Não há um valor fixo de retorno para o ouro. Devido as condições do mercado serem incertas para prazos muito longos, o preço desse metal precioso pode variar para cima ou não. Mas não existe um percentual específico que funcione como garantia de rendimento para os investidores.

Fontes: