Não deixe de ler

Ibovespa futuro, dólar e outros destaques

 

Atualizado às 9h35

 

Ibovespa futuro

O Ibovespa futuro (INDV22 – contrato com vencimento para 13 de outubro/22) abriu em queda nesta quarta-feira, 5, mas reduziu as perdas e às 9h35 tinha leve baixa de 0,07% aos 116.785 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Dólar

Às 9h34 o dólar comercial subia 0,4% a R$ 5,191 na venda.

Produção industrial

Em agosto de 2022, a produção industrial nacional caiu 0,6% frente a julho, eliminando o avanço de 0,6% do mês anterior. Frente a agosto de 2021, na série sem ajuste, a indústria cresceu 2,8%, após recuar em junho (-0,4%) e julho (-0,4%). No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, queda de 2,7%.

Destaques corporativos

Vale confirma que contratou assessores

Em relação às notícias veiculadas nesta quarta-feira, 5, na mídia, a Vale (VALE3) confirmou que contratou assessores, “uma vez que continua a avaliar alternativas para destravar valor no longo prazo para seus acionistas”, destacou em um comunicado ao mercado. 

“Conforme informado em 29 de setembro, nenhuma decisão foi tomada em relação a qualquer transação e manteremos o mercado atualizado de acordo”, divulgou a mineradora.

No dia 29 de setembro a Vale informou que seu conselho de administração aprovou a reorganização das operações de metais básicos detidas pela Vale no Brasil. 

A aprovação prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais e a transferência dos ativos de níquel para uma nova sociedade a ser constituída pela Vale no Brasil. 

Naquele dia a Vale afirmou ainda que não havia nenhuma deliberação sobre novas transações envolvendo seu negócio de Metais Básicos. 

Banrisul: PDV teve adesão de 511 empregados

O Banrisul (BRSR6) informou nesta quarta, 5, que foi concluído o período de manifestação de interesse e de homologação dos pedidos de adesão dos empregados ao Programa de Desligamento Voluntário 2022 (PDV 2022).

O programa teve adesão de 511 empregados. Desse modo, as medidas para a implementação dos desligamentos, previstos para ocorrer entre os meses de abril e agosto de 2023, serão adotadas pelo banco estatal gaúcho. 

O plano foi firmado por intermédio de acordo coletivo de trabalho realizado com as entidades sindicais representantes da categoria bancária, contendo cláusula específica de quitação total do contrato de trabalho. 

B3 questiona, Petrobras explica

A B3 pediu explicações à Petrobras (PETR3, PETR4) após a notícia veiculada pelo jornal Valor Econômico, em 04/10/2022, sob o título “Petrobras e múltis também ampliam apostas no pré-sal”.

Na matéria consta que a Petrobras planeja mais que triplicar sua produção de petróleo no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, chegando à casa de dois milhões de barris por dia (bpd) até o final da década.

A Petrobras explicou em um comunicado na noite desta terça, 4, que as informações referentes ao campo de Búzios contidas na citada notícia foram amplamente divulgadas pela companhia, conforme Plano Estratégico 2022-2026 e fatos relevantes publicados.

A petroleira enfatizou que o campo conta com 4 plataformas (P-74, P-75, P-76 e P-77) operando, com capacidade nominal de produção de 150 mil barris de óleo por dia (bpd) cada.

A Petrobras informou também que assinou, em nome do consórcio operador de Búzios, os contratos para mais 7 unidades, sendo duas afretadas – Almirante Barroso (150 mil bpd) e Almirante Tamandaré (225 mil bpd) – e cinco próprias – P-78 (180 mil bpd), P-79 (180 mil bpd), P-80, P-82 e P-83 (as últimas três com capacidade de produzir 225 mil bpd cada).

“Assim, a capacidade instalada de produção do ativo passará de 600 mil bpd para cerca de 2 milhões de bpd até o fim desta década”, destacou a petroleira estatal.

Hidrovias (HBSA3) acredita que haverá cenário de restrição durante outubro

Hidrovias (HBSA3) acredita que haverá cenário de restrição durante outubro

A Hidrovias do Brasil (HBSA3) informou que durante o mês de setembro de 2022 operou minério de ferro na região de Corumbá através do plano de águas baixas, em linha com a sazonalidade natural da bacia hidrográfica desta região.

A companhia destacou que acredita que haverá cenário de restrição durante o mês de outubro, contudo a maior flexibilidade da frota atual da Hidrovias deverá possibilitar que a navegação não seja interrompida nos trechos de maior restrição operacional.

Com relação a Assunção (PY), houve transporte de grãos durante o mês de setembro de 2022 e as melhores projeções públicas disponíveis hoje demonstram possibilidade de navegação durante o mês de outubro, ainda que em meio a grandes restrições.

Cemig: Aneel autoriza  operação de unidade geradora

A Cemig (CMIG4) e sua subsidiária Cemig Geração e Transmissão informaram que a Cemig Geração Poço Fundo, subsidiária integral da Cemig GT e proprietária da PCH Poço Fundo (PCH), obteve autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início da operação comercial das Unidades Geradoras UG-01 e UG-02.

A entrada em operação comercial da UG’s ocorreu com uma antecedência de cerca de 3 meses em relação ao prazo de suprimento estabelecido em leilão.

S&P reafirma rating da MRV

A agência de classificação de risco Standard and Poor’s publicou relatório reafirmando o Rating Nacional de Longo Prazo da MRV (MRVE3) em ‘brAAA’, com a perspectiva do rating corporativo ‘estável’.

Enauta divulga a produção de setembro

A Enauta Participações (ENAT3) divulgou após o fechamento do mercado nesta terça, 4, a produção de setembro de 2022.

No mês de setembro a produção total da companhia atingiu 311,4 mil barris de óleo equivalente (boe), ou produção média diária de 10,4 mil boe.

Conforme fato relevante divulgado em 21 de setembro, o Campo de Atlanta voltou a operar com os 3 poços.

Segundo a Enauta, a produção média na última semana foi de aproximadamente 13,8 mil bbl/dia e a produção atual é de cerca de 16 mil bbl/dia.

Ainda de acordo com a petroleira, a produção continua em processo de estabilização e o comissionamento da nova planta de água deve estar concluído até meados de outubro, quando o sistema passará a operar em plena capacidade.

A Enauta explicou também que, conforme fato relevante divulgado dia 30 de setembro, a produção no Campo de Manati foi impactada pela menor demanda de gás natural no mês.

A produção do Campo foi retomada no último dia 30 e a média de produção neste início do mês de outubro foi de 1,50 MM m³/dia, sendo 0,7 MMm³/dia para a Enauta.

IMC (MEAL3) conclui venda de ativos no Panamá

A International Meal Company Alimentação (MEAL3) concluiu a venda de ativos no Panamá.

A venda de 9 lojas da marca Carl’s Jr. foi realizada para a companhia Excelencia Y Superación.

“Esta venda de ativos está em consonância com os objetivos da companhia de simplificar a sua estrutura e reduzir a sua alavancagem financeira”, explicou a IMC.

Biomm (BIOM3) celebra acordo exclusivo com empresa suíça

A Biomm (BIOM3) celebrou junto a Bioeq AG, uma empresa suíça de biossimilares, um acordo exclusivo para a comercialização e distribuição do medicamento biossimilar ranibizumabe (BQ201) no Brasil.

O ranibizumabe é um fragmento de anticorpo monoclonal indicado para o tratamento de lesões graves na retina como tratamento da degeneração macular neovascular (exsudativa ou úmida) relacionada à idade (DMRI), edema macular diabético (EMD), retinopatia diabética proliferativa (RDP), edema macular com oclusão da veia da retina (OVR) e comprometimento visual devido à neovascularização coroidal (NVC).

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/GFYzqsYpm1h8erVdgL0qVR

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

CPFL Energia (CPFE3): assembleia aprova distribuição de R$ 3,1 bi em dividendos

Publicado às 22h51   A assembleia da CPFL Energia (CPFE3) aprovou nesta sexta-feira, 26, a…

26 de abril de 2024

Allos (ALOS3) confirma tratativas para possível aquisição de participação de 54% no Shopping Rio Sul

Publicado às 21h58   A Allos (ALOS3) confirmou na noite desta sexta-feira, 26, que está…

26 de abril de 2024

Dividendo da Yduqs, Eletromidia, Padtec, Veste, Mills

  Publicado às 20h38   Dividendo da Yduqs (YDUQ3) Acionistas da Yduqs (YDUQ3) reunidos em…

26 de abril de 2024

Assembleia da Irani (RANI3) aprova o pagamento de dividendo

  Publicado às 19h06   A assembleia da Irani (RANI3) realizada nesta sexta-feira, 26, aprovou…

26 de abril de 2024

Ibovespa fecha em +1,51%; na semana subiu 1,12%

    Publicado às 18h31   Ibovespa  O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira de…

26 de abril de 2024

Eletrobras (ELET3, ELET6): assembleia aprova pagamento de dividendos

  Publicado às 17h25    A Eletrobras (ELET3, ELET6) informou após o fechamento do mercado…

26 de abril de 2024