Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana

9 de outubro de 2022 Por Redação

 

Publicado às 19h20

 

Eventos no radar do mercado nesta semana:

Inflação no Brasil

Antes do feriado, será divulgada a inflação oficial de setembro.

O índice de preços ao consumidor (IPCA) será apresentado na terça, 11, às 9h. Muitos analistas projetam mais uma deflação. Esse dado pode impactar setores sensíveis aos juros altos como ações de empresas de tecnologia e varejo.

Feriado no Brasil

Na quarta-feira, 12, a B3 não funciona devido ao feriado no Brasil. Vale lembrar que na terça-feira o mercado doméstico poderá ter liquidez reduzida em função do feriado no dia seguinte.

Columbus Day: feriado em Wall Street?

É um dia normal de negócios para o mercado de ações dos EUA nesta segunda-feira, 10 de outubro. As Bolsas de Valores nos Estados Unidos permanecem abertas nesta segunda-feira no Columbus Day, um feriado federal que também foi reconhecido como o Dia dos Povos Indígenas.

Os mercados de títulos, no entanto, estarão fechados. 

Inflação nos EUA é destaque

Dados de inflação que serão divulgados nos Estados Unidos podem mexer com as Bolsas esta semana. Analistas e investidores acompanham com atenção a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês). O CPI de setembro será divulgado na quinta-feira, 13, às 9h30. O consenso Refinitv aponta para uma alta de 0,2% na comparação com agosto. 

Na quarta-feira, 12, será anunciado às 9h30, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), também um indicador que está no radar do mercado.

Os dados são levados em consideração pelo Banco Central americano em suas futuras decisões sobre aumento de juros.

BC americano mais ‘hawkish’? 

Também na quarta-feira, 12, às 15h, ocorre a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central dos EUA. Muitos analistas esperam que o documento mostre uma postura mais “hawkish”, ou seja, mais dura com relação à inflação.  

Vale lembrar que o BC dos EUA elevou os juros em 75 pontos-base na última reunião.

A ata pode impactar ativos de risco como ações.

China volta do feriado

Com o fim do feriado de uma semana, as Bolsas na China voltam a funcionar. Analistas ficam atentos à cotação do minério de ferro na China, importante para as ações da Vale (VALE3) e CSN Mineração (CMIN3).

Na quinta-feira à noite serão conhecidos os índices de preços ao consumidor e ao produtor na China.

Estudo de ações da Bolsa

Assista aqui ao video com o estudo do Ibov, Petr4, Prio3, Vale3, Csan3, Tots3, Csna3, Mglu3 e de outros papéis

Destaques corporativos

Eneva avalia compra de participação na IBV Petróleo

A Eneva (ENEV3) informou que está em fase de avaliação para a aquisição de participação na IBV Brasil ou de fatia minoritária na concessão BM-SEAL-11 operada pela Petrobras (PETR3, PETR4).

A informação consta em um fato relevante enviado ao mercado no fim da noite de sexta-feira, 7, em que presta esclarecimentos sobre a notícia veiculada no site epbr.com.br intitulada “Eneva negocia entrada em campos offshore de gás natural em Sergipe”.

“A companhia está em fase de avaliação preliminar para a aquisição de participação na IBV Brasil Petróleo Limitada (IBV), ou de participação minoritária diretamente na concessão BM-SEAL-11 que é operada pela Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras (Ativos), no âmbito do processo de insolvência da VOVL Limited, sociedade que detém indiretamente 50% de participação na IBV, em curso em Mumbai, Índia”, declarou a Eneva no fato relevante.

A Eneva destacou que a avaliação dos ativos e eventual conclusão da operação está alinhada com seu planejamento estratégico, ampliando o acesso a reservas de gás para monetizar potenciais expansões de seus ativos em Sergipe.

A companhia disse ainda que apresentou uma proposta não vinculante condicionada à conclusão satisfatória de auditoria jurídica, financeira e técnica dos ativos, à negociação satisfatória de um contrato de compra e venda e o cumprimento de todas as condições precedentes que nele vierem a ser estabelecidas, bem como à obtenção de aprovação da operação por seu conselho de administração, dentre outras.

Petrobras ‘não há qualquer decisão visando à substituição de membros da diretoria executiva’ 

A Comissão de Valores Mobiliários pediu explicações à Petrobras (PETR3, PETR4) após a notícia veiculada no jornal O Globo sob o título “governo quer trocar diretores da Petrobras”.

Na matéria consta que “na tentativa de segurar e até reduzir os preços dos combustíveis em meio à corrida eleitoral do segundo turno das eleições neste mês, o governo federal está tentando trocar três diretores da Petrobras”.

Em uma nota divulgada na noite de sexta-feira, 7, a Petrobras afirma: “não há, até o presente momento, qualquer decisão ou procedimento interno na companhia visando à substituição de membros da Diretoria Executiva”.

Coelce anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

O conselho de administração da Companhia Energética do Ceará – Coelce (COCE3, COCE5 e COCE6) aprovou o pagamento de juros sobre capital próprio (JCP) no montante bruto total de R$ 42 milhões.

A informação foi divulgada após o fechamento do mercado nesta sexta, 7.

O valor corresponde a R$ 0,53946232 por ação ordinária, preferencial Classe “A” e preferencial Classe “B”.

O pagamento será até o dia 30 de dezembro de 2022, e terão direito ao valor correspondente aos juros sobre capital próprio os acionistas que se acharem inscritos nos registros da companhia no final do dia 13 de outubro de 2022.

As ações serão negociadas ex-juros sobre capital próprio a partir de 14 de outubro de 2022.

CEO da Azul: em setembro, continuamos a ver uma forte demanda por nossos voos

A Azul (AZUL4) divulgou após o fechamento do mercado na sexta, 7, os resultados preliminares de tráfego de setembro de 2022.

O tráfego de passageiros consolidado (RPKs) aumentou 11,3% em relação a setembro de 2021, frente a um aumento de 11,7% da capacidade (ASKs), resultando em uma taxa de ocupação de 79,1% uma redução de 0,3 pontos percentuais comparado com o mesmo período em 2021.

“Em setembro, continuamos a ver uma forte demanda por nossos voos, o que nos permite manter taxas de ocupação constantes com yields crescentes”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.

Embraer avança na produção do primeiro KC-390 Millennium para a Hungria

A Embraer (EMBR3) informou que segue avançando na produção da primeira aeronave KC-390 Millennium para as Forças de Defesa da Hungria.

Em novembro de 2020, o governo húngaro assinou um contrato com a Embraer para aquisição de duas aeronaves KC-390 no processo de fortalecimento das capacidades das Forças de Defesa da Hungria.

Atualmente, a Embraer está em processo de montagem das semiasas na fuselagem da aeronave, com ambas as estruturas já pintadas nas cores do cliente.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/DKvkmJEHlHuEWjq6MuMg7f

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/CNFNpeA3v2CFRqJIDZ9YR6

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx